NOTÍCIAS
Moradores reclamam de vazamento de esgoto e mau cheiro em ruas do bairro Jd. Brasil
SAAE afirma que problema está relacionado a imóveis com ligação de esgoto irregular
Foto: Ana Neri
Na cidade de Atibaia moradores do Jardim Brasil, reclamam de mal cheiro e de vazamentos constantes da rede de esgoto que acabam transbordando e atingindo as ruas do bairro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
Em vídeo encaminhado ao “Espaço do Leitor”, uma moradora define como “esgoto a céu aberto” e mostra água suja correndo ao lado da calçada em frente as casas, nos arredores da Praça João Batista Cunha.
“Aqui é um bairro que tem criança, tem idoso, com crianças brincando na rua, e olha só a situação que está”. Afirma.
O Portal Atibaia News encaminhou a reclamação e o vídeo a SAAE para averiguação.
Ligações irregulares causam problema na rede de esgoto
A SAAE Atibaia confirmou o problema, e afirmou que imóveis da região com ligações irregulares a rede de esgoto são os responsáveis pelo vazamento.
A solução definitiva do problema só será possível com a liberação da rede pública de esgoto que está prevista para início do próximo ano. A SAAE também afirmou que medidas paliativas são adotadas para diminuir os transtornos causados aos moradores.
Segue abaixo a nota oficial emitida pela SAAE:
“A SAAE Atibaia esclarece que a situação relatada no bairro Jardim Brasil decorre de imóveis irregularmente interligados à rede pública de esgotamento sanitário.
Informamos que a rede pública de esgoto existente no local é uma rede seca, ou seja, ainda não está liberada para operação e uso, não devendo receber ligações domiciliares neste momento.
A liberação da rede pública de esgoto está prevista para o início do próximo ano, quando as ligações poderão ser realizadas de forma regular, conforme os procedimentos estabelecidos.
Enquanto a rede não é oficialmente colocada em operação, a SAAE Atibaia, por meio da empresa Atibaia Saneamento, vem adotando medidas paliativas, incluindo a sucção da rede, com o objetivo de minimizar transtornos à população e preservar as condições sanitárias do local.
A SAAE Atibaia reforça a importância da colaboração dos moradores, evitando ligações irregulares e respeitando as orientações técnicas até a liberação definitiva do sistema.”