NOTÍCIAS
Moradores voltam a denunciar despejo de esgoto irregular no Jardim do Lago
SAAE informa que não encontrou vazamentos irregulares na rede pública de esgoto
Foto: Ruas de Atibaia/Ricardo Barbosa
Vídeo: André do Lago
Na cidade de Atibaia munícipes voltam a reclamar da presença de poluentes no bairro Jd. Do Lago, em especial nos lagos utilizados pelos moradores na prática de atividades físicas, como caminhada e corrida.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
Desde o início do ano, moradores reclamam da mortandade de aves que vivem próximas ao local, e nesta semana foi enviado ao “Espaço do Leitor” um vídeo com o registro de um suposto derramamento de esgoto irregular no trecho entre a Rua Rio Preto e a Rua do Lago.
“Uma grande quantidade de esgotos caindo diretamente no córrego Figueira que deságua nos lagos do Jardim do Lago! Várias aves morreram no mês do Carnaval de 2025, segundo fontes oficiais, não tínhamos indícios de esgoto caindo no lago. Esgoto caindo diretamente em córregos e lagos sem o devido tratamento é crime ambiental.” Apontou o munícipe que gravou o vídeo.
SAAE não encontrou irregularidade na rede pública de esgoto
O vídeo e a reclamação foram enviados a SAAE, que foi ao local para uma visita técnica.
Segundo a análise realizada, não foi constatado nenhum vazamento da rede pública de esgoto. Em nota a SAAE informou que a qualidade da água dos lagos é boa; e reforçou a necessidade da colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixos e poluentes que possam de alguma forma chegar as redes pluviais.
Abaixo a nota na íntegra:
“A SAAE Atibaia realizou uma avaliação técnica e não encontrou vazamentos na rede pública de esgoto que possam afetar o lago. Sobre a qualidade da água dos lagos do Jd. do Lago e Jd. Paulista, a Secretaria de Turismo realizou análise de balneabilidade que apontaram que a qualidade da água é boa. Ainda estão previstos serviços de desassoreamento e limpeza de ambos os lagos.
Importante ressaltar que é essencial a população descartar corretamente resíduos domésticos. A água servida, como a de lavagem de quintais, gordura e fezes de animais, deve ser encaminhada à rede de esgoto, e não à pluvial, que é destinada apenas ao escoamento da chuva. O descarte inadequado polui lagos e córregos.
A SAAE reforça que esses resíduos precisam ser tratados corretamente e agradece a colaboração de todos na preservação ambiental e na manutenção de espaços urbanos limpos.”