Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 22/07/2022 - 17h36

Prefeitura entrega obras de revitalização da Alameda Lucas Nogueira Garcez e da Rua José Lucas

Importantes vias de Atibaia passaram recentemente por uma série de benfeitorias, garantindo mais segurança, mobilidade e modernidade

No último sábado (16), a Prefeitura da Estância de Atibaia entregou as obras de revitalização da Alameda Lucas Nogueira Garcez e da Rua José Lucas, que passaram por várias etapas de benfeitorias nos últimos meses para garantir mais fluidez e segurança no trânsito para pedestres e motoristas, além de mais harmonia e modernidade para duas importantes regiões da cidade.

A cerimônia de entrega contou com a presença de várias autoridades, incluindo o prefeito de Atibaia, Emil Ono; o vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima; o secretário de Governo do Estado, Marcos Penido; o superintendente do DER, Edson Caram; o secretário executivo do Programa Cidade Legal, Eric Vieira; o secretário de Obras Públicas, Daniel Teves; o presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar Mendes; prefeitos da região e demais autoridades e representantes locais.

A Lucas Nogueira Garcez, uma das vias com maior fluxo de veículos, movimentação de pessoas e oferta de serviços no município, passou por um processo de reurbanização promovido pela Administração Municipal, contemplando benefícios como pavimentação, paisagismo, iluminação, acessibilidade e sinalização, além de uma transformação que garantiu mais mobilidade para esse atraente corredor gastronômico de Atibaia: a alameda passou a contar com duas faixas para o tráfego em cada sentido da via, além de canteiro central ampliado, o que modernizou seu visual e aprimorou sua funcionalidade.

A revitalização da Alameda Lucas foi realizada por segmentos, em um total de dez, nos mesmos moldes das obras de duplicação da Av. Jerônimo de Camargo – os segmentos foram trabalhados separadamente e finalizados sempre antes do início de um novo segmento, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos.

Uma das vias históricas mais relevantes de Atibaia, a Rua José Lucas – que liga as duas igrejas mais tradicionais da cidade, da Matriz e do Rosário – também foi submetida a diversas melhorias, como enterramento dos fios de energia elétrica, de modo que toda a fiação da rua, até então aérea, passasse a ser subterrânea. Com o cabeamento sob o solo foi possível reduzir o risco de acidentes e de rompimento da fiação; diminuir eventuais furtos e ligações clandestinas; e ainda melhorar a acessibilidade, já que a remoção dos postes reduziu a quantidade de obstáculos nas calçadas. Além disso, as intervenções contribuíram para a revitalização urbana da via ao minimizarem a poluição visual em toda a sua extensão.

Os postes antigos foram substituídos pelos ornamentais, além de bancos e lixeiras. A rua também recebeu o plantio de mudas e plantas, assegurando um paisagismo com o propósito de embelezar e resgatar a identidade histórica da via mais charmosa de Atibaia. O plantio faz parte do Programa Atibaia Florida, responsável por decorar a cidade com flores em praças, rotatórias, canteiros de ruas e avenidas, além de diversos outros espaços públicos do município.

“Ambas as obras representaram avanços expressivos em segurança, mobilidade urbana e infraestrutura para a cidade, modernizando e embelezando Atibaia e garantindo melhores condições para que o município siga se desenvolvendo com qualidade. E as melhorias não beneficiam apenas os munícipes, mas também os turistas que visitam a cidade”, ressaltou o prefeito. “A fiação subterrânea na Rua José Lucas é uma novidade que aponta para o futuro em termos urbanísticos ao mesmo tempo em que resguarda e enaltece a memória do município, pois proporcionou uma nova e bela paisagem do Centro Histórico. Trata-se de um trabalho pautado pelo respeito à história e que caminha junto ao desenvolvimento de uma Atibaia ainda mais moderna e inteligente”, concluiu Emil Ono.

 
VOLTAR