NOTÍCIAS
Sabesp investe R$ 84 milhões em Piracaia e avança com obras para garantir mais água e saneamento para todos
Novo reservatório, redes modernas e ampliações no sistema vão reforçar a segurança hídrica e beneficiar mais de 3,6 mil moradores até 2029
Foto: Divulgação
A Sabesp investirá R$ 84 milhões em obras de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Piracaia até 2029, com o objetivo de levar mais saúde e qualidade de vida para todos os moradores do município, antecipando a meta nacional prevista para 2033. As intervenções estão em andamento em diversos bairros e incluem a construção de um novo reservatório, ampliação de redes e modernização da infraestrutura existente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
Entre os destaques do pacote de obras está o novo reservatório, atualmente em fase final de construção no Vale do Atibaia. A estrutura terá capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água, o equivalente a 100 caminhões-pipa cheios ou a 400 piscinas de 2.500 litros. O reservatório deve ser entregue no primeiro semestre de 2026 e vai ampliar a capacidade de reserva do sistema, ampliando a oferta de água para os moradores dos bairros Batatuba, Romite e Canedos, especialmente em períodos de estiagem ou maior consumo.
A expansão da área atendida na mesma região também avança com a ampliação do sistema de abastecimento para os bairros Vale do Atibaia I, Vale do Atibaia II e Portal das Pedras, totalizando cerca de 900 novas ligações, que beneficiarão aproximadamente 3.600 moradores. As obras incluem a implantação de 24 quilômetros de novas tubulações de água, além de duas estações de bombeamento, instaladas nos bairros San Marino e Vale do Atibaia.
Renovação de redes
Outra frente importante das obras foi a retirada e substituição das redes instaladas ao longo da Rodovia Jan Antonin Bata, uma região que registrava ocorrências frequentes de vazamentos. A modernização da infraestrutura reduz o risco e melhora a confiabilidade do sistema.
As novas tubulações foram implantadas com método não destrutivo, que evita a necessidade de abertura de valas, reduz transtornos à população e permite maior agilidade na execução das obras. O material das novas tubulações (o superplástico, chamado de polietileno de alta densidade) também representa um avanço significativo, já que o material oferece maior resistência, mais durabilidade e desempenho superior em comparação com as redes tradicionais, ampliando a vida útil da infraestrutura.
Com essas obras, o sistema de abastecimento de Piracaia passa a operar com maior estabilidade e capacidade de resposta. Ao todo, mais de 1.300 imóveis serão diretamente beneficiados com o reforço da reserva, a ampliação da rede e a modernização do sistema.
Visita técnica
Na última sexta-feira (28/11), representantes da Sabesp acompanharam, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Piracaia, Wilson da Rodoviária, e do secretário municipal de Obras, Reginaldo Grunwald, uma visita técnica às frentes de trabalho. O grupo percorreu trechos da nova adutora no Vale do Atibaia e esteve no novo reservatório.
Durante a visita, foram apresentadas informações atualizadas sobre o andamento das intervenções e sobre as ações de contingência adotadas para assegurar o abastecimento durante o período de obras. "Esse é um investimento estratégico da Sabesp em Piracaia, que amplia a capacidade de reserva do sistema, aumenta a resiliência hídrica nos bairros Batatuba, Romite e Canedos, melhora a confiabilidade do abastecimento e beneficia mais de 1.300 imóveis", afirma Michelli Lima, gerente regional da Sabesp em Capivari/Jundiaí, unidade responsável por Piracaia.