Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 18/01/2021 - 09h43

Saneamento básico é pauta de filmes e documentários

Através do entretenimento, população pode ter acesso a conteúdos informativos sobre a realidade do saneamento no Brasil

O tema saneamento básico trata-se de um assunto primordial e que deve ser discutido na sociedade, pois sua essencialidade, por vezes, é pouco compreendida pela população. Esta desinformação é, consequentemente, ligada ao número de pessoas que não têm acesso ao saneamento básico, segundo Ministério do Desenvolvimento Regional, metade da população brasileira, cerca de 50,6%, não é atendida pelos serviços essenciais, como abastecimento de água, tratamento de esgoto e coleta de lixo.

Por este motivo, aproveitando o período de férias escolares das crianças e o final de semana, a Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto na cidade, listou algumas dicas de filmes e documentários que podem ser assistidos pelas famílias para conscientização, entretenimento e educação sobre o tema.

Entre as opções, o documentário “O Código Bill Gates” (2019), aborda o assunto e mostra a diferença que um vaso sanitário pode fazer em uma nação. Outra grande indicação, é o filme “Saneamento Básico” (2007) do diretor Jorge Furtado e sob o elenco de Wagner Moura, Lázaro Ramos, Fernanda Torres, Camila Pitanga e outros, que mostram as dificuldades enfrentadas por uma vila sem esgotamento sanitário e a falta de investimento público para a solução deste problema.

Para os amantes de curta-metragem, uma boa sugestão é “Lamento de um ribeirinho” (2018), que relata a história de um ribeirinho que vê sua profissão impactada pela poluição das águas. Essa obra foi uma das 58 premiadas no 8º Fórum Mundial da Água de 2018. Outra opção de curta, é o documentário “Saneamento Básico: Um drama brasileiro” (2017), que mostra a realidade dos moradores da comunidade Rio das Pedras e a precariedade sanitária que é enfrentada diariamente em pleno século XXI.

De acordo com Mateus Banaco, diretor da Atibaia Saneamento, “através do entretenimento, é possível levar a população a refletir sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida, além de repassar de forma descontraída as dimensões sobre a regulação, leis e a proteção do meio-ambiente oferecido pelos serviços essenciais”, contou o diretor.

Imagem ilustrativa

VOLTAR