Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 18/04/2021 - 20h06

Serviços de saneamento são determinantes para um melhor desempenho educacional

Nota no Enem, por exemplo, tende a ser menor no caso de estudantes que não possuem banheiro na residência

O Sistema de Seleção Unificada (Sisudivulgou nesta sexta-feira, 16, a lista de estudantes convocados na chamada regular. O sistema informatizado do Ministério da Educação, promove o acesso de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, no ano anterior ao ensino superior. Em 2020, mais de 2,7 milhões de estudantes compareceram para a aplicação do exame e 87.567 zeraram a redação. Porém, uma relação destacada pelo Instituto Trata Brasil aponta que o baixo desempenho dos estudantes no ENEM está vinculado, entre outros aspectos sociais, com a falta de acesso ao saneamento básico. 

Segundo o estudo, os estudantes que possuem serviços de saneamento básico em casa mostraram melhor rendimento nas provas, se comparado aos candidatos sem acesso a um sistema de esgotamento sanitário e, entre os fatores apontados, a ausência de banheiros nas residências é o mais determinante. De acordo com os dados, a discrepância pode chegar a 50 pontos na média geral e, ultrapassar 80 pontos na redação. Hoje, o ENEM abre portas para o ingresso em universidades estaduais, municipais e federais por meio do Sisu, além de auxiliar também no ingresso dos estudantes a uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada através do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Com a baixa nas médias do Exame Nacional do Ensino Médio, a diferença em anos de educação formal de um jovem com saneamento básico em sua residência para um sem esses recursos é cerca de 4 anos, de acordo com o Trata Brasil. “Podemos notar a importância significativa que o acesso aos serviços de esgotamento sanitário pode ter na vida dos jovens. O saneamento propicia melhores condições de estudos e a ausência dessa estrutura básica no lar compromete o avanço profissional dessas pessoas”, afirmou Mateus Banaco, diretor da Atibaia Saneamento, empresa do grupo Iguá Saneamento que atende o município de Atibaia. Por isso, as discussões e ações de fomento ao setor de saneamento básico no Brasil são imprescindíveis, a fim de mudar a realidade da educação no país e dar espaço para um futuro com mais qualidade de vida. 

VOLTAR