Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 26/04/2021 - 08h18

Abril Verde: iniciativa marca mês de conscientização sobre acidentes de trabalho

Empresas aderem ao movimento com o objetivo de preservar a saúde e a segurança de seus colaboradores

No dia 28 de abril comemora-se o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente corporativo e por isso, neste mês, muitos órgãos públicos e entidades privadas aderem ao movimento Abril VerdeSegundo o Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho, em 2018, o Brasil registrou 623,8 mil acidentes dessa natureza e ocupa a 4ª posição no Ranking da Organização Internacional do Trabalho 

De acordo com os dados do Observatório, o município de Atibaia teve 962 notificações de acidentes de trabalho, ocupando a 40º posição entre 645 cidades no Estado de São Paulo. A análise revelou ainda os grupos de agentes causadores dos incidentes mais frequentes: 19% por máquinas e equipamentos, 16% por agentes químicos, 13% por queda do mesmo nível e 11% por veículos de transporte. Em toda a Unidade Federativa, foram registrados 215,4 mil acidentes de trabalho no mesmo ano, e o Estado é o primeiro em eventualidades ocupacionais em todo o país. 

A Atibaia Saneamento, empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário na cidade de Atibaia, é uma das companhias que aderiram ao Abril Verde. A operação do grupo Iguá, atende o município desde 2013 através de Parceria Público-Privada com a SAAE e está há 6 anos sem ocorrências de acidentes ocupacionais com afastamento. Aliado na segurança dos colaboradores, um aplicativo está sendo testado para as inspeções em campo, e será implementado como ferramenta para permitir mais rapidez na realização de tarefas e maior integração entre as equipes. 

Com a pandemia, as medidas adotadas pela Atibaia Saneamento foram ainda mais rígidas, a fim de proteger cada um dos profissionais. “Desde o início da crise sanitária atuamos com um plano de contingência para os funcionários dentro da empresa e em campo. Reforçamos o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), além de implantar barreiras sanitárias para a higienização e integrar aos EPIs o uso obrigatório do álcool em gel. Queremos garantir que nossos colaboradores possam retornar aos seus lares sem risco de contaminação, por isso enfatizamos os protocolos de segurança para preservar a saúde daqueles que desempenham um papel tão importante para a população”, comentou o diretor geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco. 

 

VOLTAR