Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 10/09/2021 - 09h34

Despejo ilegal de detritos no Ribeirão do Porcos prejudica abastecimento em Atibaia

SAAE pede ajuda da população para identificar e punir possíveis infratores

Armando Teixeira Junior

O Portal Atibaia News recebeu nas últimas semanas uma série de denúncias de leitores informando que o trecho de água do riacho do Ribeirão dos Porcos têm sido alvo de despejos criminosos de detritos químicos ilegais.

Vídeos de munícipes circulam pelas redes sociais mostrando o trecho contaminado por sujeira e detritos.

Segundo apurado pelo Portal Atibaia News as denúncias chegaram até a direção do SAAE através do jornalista e ativista ambiental Sérgio Vieira, e os vídeos que circulam nas redes sociais correspondem a imagens captadas nos dias 24 e 27 de agosto.

O SAAE, através de sua assessoria de comunicação, informou que não têm responsabilidade sobre os despejos ilegais e também não tem autoridade para fiscalizar ou punir contraventores, sendo vítima de ações desse tipo assim como os munícipes.

“Apesar disso, acionamos os órgãos competentes, informamos sobre todas as ocorrências solicitando providências, provocamos e participamos de reuniões e ações em campo, na ânsia de resolver o problema. ” Informou a Assessoria de Comunicação do SAAE.

A fiscalização caberia, portanto, aos seguintes órgãos: DAEE, Cetesb, Sedec, Visa.

No município a responsabilidade seria da Secretaria de Meio Ambiente  e a apuração das denúncias , ficaria sob a responsabilidade da Polícia Ambiental.

População pode ajudar na fiscalização

Depois que os detritos são atirados no leito dos rios e não existe uma ação em flagrante é muito difícil encontrar a origem dos mesmos e punir os culpados. Por isso são necessárias provas materiais com fotos, vídeos ou denúncias imediatas que auxiliem as forças de segurança.

O SAAE inclusive disponibilizou um canal e orientações para que a população auxilie na localização dos culpados.

“Não existe um canal oficial para denúncia, entretanto, como a SAAE é um dos maiores prejudicado disponibilizamos um número para auxiliar as denúncias: Encaminhar via whatsapp para (11) 99592-2273 e iniciar conversa com a palavra DENÚNCIA. A denúncia é anônima e qualquer informação é importantíssima, de preferência com provas materiais (fotos, vídeos, placas de veículos). ” Informou.

Importante ressaltar que situações como essas, de despejo ilegal de poluentes, prejudicam o abastecimento de água dos bairros, principalmente no atual período de escassez hídrica.

Para preservar a saúde da população, o SAAE garante que não há distribuição de água contaminada, mesmo que o descarte signifique prejuízo ao abastecimento.

“Quando confirmamos essas ocorrências paramos a captação para garantir a segurança da água coletada e isso prejudica muito o abastecimento. Existe um potencial risco à saúde da população, razão pela qual descartamos toda água contaminada e não distribuímos para consumo.” Afirma a assessoria do SAAE.

Confira abaixo os vídeos com as denúncias de munícipes que flagraram trechos poluídos do Riacho do Ribeirão dos Porcos.

 

VOLTAR