Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 15/10/2020 - 16h04

Leitor reclama de lixo, entulho e animais mortos abandonados em via pública. Prefeitura orienta como denunciar

Morador do Chácaras Maringá relatou que animais mortos e entulhos diversos são abandonados com frequência no bairro. Segundo Prefeitura, Ouvidoria Municipal é o canal correto para realizar as denúncias

Armando Teixeira Junior

O Portal Atibaia News, através do seu espaço do leitor, recebeu reclamação de um leitor denunciando situação sanitária preocupante no bairro Chácaras Maringá. Segundo informações, animais mortos são abandonados atraindo aves de rapina e causando mal cheiro no bairro. Lixos e entulhos também são deixados regularmente em via pública, prejudicando crianças, pedestres e moradores.

Segue abaixo a reclamação recebida pelo Portal Atibaia News:

“Ola, pessoal!
Desculpa o desabafo, mas até quando somos obrigados a tolerar o comportamento de pessoas sem um pingo de respeito/empatia para com os moradores do bairro Chácaras Maringá? Pois toda semana há despacho na rua com animais mortos (galinha, bode), na qual fica o cheiro de carniça e ninguém recolhe, piorando a situação.
Não estou aqui para julgar a crença de ninguém, até porque cada um tem liberdade de escolha, porém o cheiro que fica com a decomposição dos animais é insuportável, em que ocorre frequentemente. Sempre tem
família com crianças no ponto de ônibus, e até que chegue o ônibus são obrigados a suportar o cheiro e os urubus rondando o local.”


Além de que algumas pessoas que fazem mudança ou terminam obra e trazem o lixão deles para cá também! Se você não tem condições de alugar uma caçamba para tirar o SEU lixo de casa e descartar de forma correta,
chama o cata-treco, mas não venha trazer para o nosso bairro. Os moradores não são obrigados a recolher o SEU lixo, e ter que ficar desviando dessa imundice.
Respeito é bom, e todo mundo gosta!”

Encaminhamos a reclamação e algumas perguntas sobre o caso para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Atibaia.

Reclamações devem ser encaminhadas a Ouvidoria Municipal.

Segundo Prefeitura, a Vigilância Sanitária não é o departamento responsável pelo recolhimento de animais mortos abandonados em via pública.

“O recolhimento de animais mortos não é realizado pela Vigilância, nesse caso, quem recolhe é a Coordenadoria Animal e as reclamações deste teor devem ser feitas junto à Ouvidoria Municipal.” Comunicou.

Quanto a situação do lixo e entulho, a Prefeitura informou que se estiver em área pública ele é recolhido pelo Município, se estiver em imóvel particular o proprietário ou responsável é autuado.

Outra questão importante é que infrações de abandono de lixo ou entulho em via pública podem gerar multas diante da comprovação do ato.

“Existem multas para este tipo de infração, porém para que o infrator seja autuado é necessário a constatação do fato ou provas da infração, registro fotográfico com placas do veículo por exemplo.” Informou o poder público municipal.

O canal correto para as denúncias, como citado anteriormente deve ser então a Ouvidoria Municipal, através do telefone 4418-7800 - opção 5 ou pelo whatsapp (11) 9.5610 - 4538

VOLTAR