Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 04/12/2025 - 08h32

Menor nível do Cantareira em quase 10 anos acende alerta para escassez hídrica em 2026

Foto: Divulgação

O Sistema Cantareira encerrou o mês de novembro com aproximadamente 21% de sua capacidade total — o menor índice registrado em quase uma década. O cenário acende um alerta para a crise hídrica que o Estado de São Paulo pode enfrentar já em 2026. Somente na última semana, 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo já enfrentavam restrições no abastecimento devido ao baixo volume de água em seus reservatórios.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News

Para Elzio Mistrelo, diretor da APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente, além de enfrentar os efeitos das mudanças climáticas — um fator cada vez mais determinante na escassez hídrica — é indispensável aprimorar a gestão da água no estado.

"Vivemos uma das maiores contradições, já que, antes mesmo de chegar às torneiras dos brasileiros, 40,31% de toda a água tratada é perdida ao longo do caminho", afirma.

Mistrelo destaca que o poder público precisa adotar medidas urgentes para reduzir esse índice e evitar riscos futuros de desabastecimento. "Uma das principais lições da estiagem é usar nossos recursos de forma mais eficiente, conhecendo profundamente nossos sistemas de abastecimento e investindo em tecnologia e planejamento para garantir controle completo e confiável da rede", completa.

O diretor reforça que a população também tem papel fundamental nesse processo, especialmente com a chegada do verão, quando o aumento das temperaturas eleva naturalmente a demanda por água. "É indispensável que o consumo seja consciente, evitando desperdícios e usos desnecessários. A água é um recurso finito, e precisamos utilizá-la com inteligência", conclui.

A seguir convirá algumas dicas para economizar água no verão:

• Banhos mais curtos: limite o tempo no chuveiro a, no máximo, 5 minutos. Um banho de 15 minutos pode consumir até 135 litros de água. Desligue o chuveiro ao se ensaboar.

• Torneiras fechadas: mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes ou fazer a barba. Uma torneira aberta desperdiça litros por minuto.

• Lavar louça com eficiência: retire restos de comida antes de lavar. Ensaboe com a torneira fechada e enxágue tudo de uma vez.

• Máquinas de lavar: use apenas com carga máxima, reduzindo ciclos e consumo.
• Reaproveitamento: utilize a água do enxágue da máquina de lavar para limpar áreas externas ou regar plantas.

• Varrer em vez de lavar: prefira vassoura e balde com água de reúso para calçadas e garagens.

• Lavar o carro: use balde em vez de mangueira.

• Verifique vazamentos: monitore hidrômetro, torneiras, canos e descargas; pequenos vazamentos podem gerar grandes perdas.

VOLTAR