NOTÍCIAS
Morte de aves preocupa moradores do Jardim do Lago e Jardim Paulista
Secretaria do Meio Ambiente investiga o caso e munícipes afirmam que outros patos e aves também se encontram doentes
Foto e Vídeo: André do Lago
Na cidade de Atibaia, moradores dos bairros Jardim do Lago e Jardim Paulista demonstram preocupação com a morte de aves que ocupam os lagos e arredores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
A pista de caminhada do bairro Jardim do Lago atrai diariamente um grande número de munícipes que aproveitam a estrutura do local para a pratica de atividades físicas, e é comum presenciar patos, gansos e garças transitando de forma tranquila na região.
Nos últimos meses algumas dessas aves apareceram mortas e outras se encontram debilitadas, como se estivessem doentes. O fato chamou a atenção de moradores próximos que entraram em contato com a Secretaria da Saúde e Meio Ambiente preocupados com a saúde dos animais e das pessoas que diariamente frequentam o local. O temor é que alguma epidemia ou doença contagiosa possa estar causando a morte dos animais.
Um munícipe que acompanhou a situação enviou ao “Espaço do Leitor” o seguinte relato.
"Desde terça-feira de Carnaval, 04, tivemos ciência da mortandade e ainda estamos passando por isso até essa data.
Tudo o que precisamos, é que a Prefeitura, representada pela Secretaria do Meio Ambiente e Saúde, solte uma nota de pesar, de preocupação ou até mesmo tranquilizar a população dos bairros.
Vejam o que está acontecendo nos lagos do Jardim do Lago e Jardim Paulista.
Várias aves já morreram, várias aves doentes em estado grave ....
Até o momento, tivemos apenas aves mortas recolhidas pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal, juntamente com a Defesa Civil.
Cadê a preocupação com as aves doentes? Cadê a preocupação com as aves saudáveis? Uma vacinação em massa? Uma agilidade nas respostas?
Um local adequado para tratamento e quarentena das aves?
Já falaram que o motivo eram esgotos nos lagos;
Já falaram que foi envenenamento;
Já falaram que foi gripe aviária;
No momento a suspeita e exames estão voltados a busca de confirmação de uma bactéria. Já enviamos 2 aves para exames.
Cadê o resultado dos exames?
Gripe aviária deu negativo? Cadê os exames?
As águas dos lagos não têm esgoto e não está contaminada? Cadê o resultado de comprovação técnica do SAAE ou CETESB?
Não foi envenenamento? Cadê o laudo?" André do Lago
O Portal Atibaia News enviou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Atibaia o relato de um dos munícipes para que o município apresentasse um posicionamento oficial sobre o caso.
Não há perigo de transmissão para humanos
A Secretaria do Meio Ambiente e o SAAE informaram em nota oficial que as primeiras análises da água do local não apresentaram irregularidades e que os exames confirmaram que não existe risco de transmissão de doenças a seres humanos. Outros exames para determinar o que causou a morte das aves ainda aguardam resultados. Segue abaixo a nota oficial na íntegra:
“A Saae realizou a verificação da água do referido lago e não foi constatada presença de coliformes fecais. Também houve pesquisa sobre doenças transmissíveis a humanos e o resultado foi negativo. A Secretaria do Meio Ambiente informou que solicitou outros exames para a Cetesb, sobre outros elementos de contaminação do solo e água, e ainda aguarda o resultado. Em relação aos patos foi realizado a análise por meio do exame PCR de Clostridium botulinum (botulismo), cujo resultado foi negativo. Outros exames estão em análise.”