Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 15/10/2020 - 16h03

Operação em conjunto combateu queimada no Parque Estadual de Itapetinga

Ação rápida das equipes envolvidas minimizou os danos e evitou um desastre ambiental

O incêndio que atingiu o Parque Estadual de Itapetinga na tarde desta quarta-feira (14), por volta das 13h, consumiu cerca de 50 hectares da área de serra conforme estimativa da Fundação Florestal. A queimada mobilizou por horas equipes da Fundação Florestal, Corpo de Bombeiros, brigadistas do Polo Juquery e Itapetinga, ONG Simbiose, Defesa Civil de Atibaia, Coordenadoria do Meio Ambiente e Secretaria de Turismo, além de voluntários. 
 
O local, de difícil acesso e em terreno com alta declividade, tornou o trabalho das equipes ainda mais complicado. Espera-se que todos os esforços empenhados e, a chuva que caiu sobre a região tenham eliminado qualquer possibilidade de focos remanescentes. 
 
Vale ressaltar que é proibido o uso de fogo dentro de Unidades de Conservação e que a legislação municipal, por meio da Lei Ordinária 4606/2018, proíbe a realização de queimadas em lotes urbanos e nas áreas agropastoris ou com vegetação nativa em todo o município de Atibaia, podendo ser punida com autuação e pagamento de multa. 
 
Para coibir essa prática, a Administração Municipal também conta com o apoio da população, que pode denunciar focos de incêndios e, dessa forma, auxiliar na conscientização contra as queimadas. Telefones para denúncias: 0800.77.33.996 / 4418-7800 – opção 5 ou através do Atibaia Sem Papel (Ouvidoria Municipal), no site da Prefeitura.
VOLTAR