Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 08/05/2025 - 14h44

Patos e gansos que habitavam lagos dos bairros Jardim do Lago e Jardim Paulista são soltos no Parque Edmundo Zanoni

Animais ficarão no parque até que fique definido quem será o responsável pelos seus cuidados, quando os lagos de onde vieram estiverem aptos a recebê-los

Foto: PEA

A Prefeitura informa que os patos e gansos que habitavam os lagos dos bairros Jardim do Lago e Jardim Paulista foram soltos, nesta quinta-feira (8), no lago do Parque Edmundo Zanoni. Os animais ficarão no parque até que fique definido quem será o responsável pelos seus cuidados, quando os lagos de onde vieram estiverem aptos a recebê-los. Durante esse período, receberão acompanhamento de equipes do Departamento de Defesa Animal.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
 

As aves estavam em quarentena em área confinada do próprio parque, próximo ao galpão de exposições, enquanto eram conduzidos estudos sobre a qualidade da água nos lagos de origem, devido a episódios de mortandade registrados recentemente. Embora a contaminação da água dos lagos do Jardim do Lago e Jardim Paulista tenha sido descartada, análises feitas em alguns animais identificaram a presença de Clostridium spp e Escherichia coli enteropatogênica, infecções possivelmente causadas pela ingestão de alimentos deixados por frequentadores ou pescadores.

Vale ressaltar que o lago do Parque Edmundo Zanoni já foi habitat de dezenas de patos em anos anteriores e é reconhecido por ambientalistas como um ambiente apropriado para a espécie. A soltura das aves foi acompanhada por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente.

Os lagos dos bairros Jardim do Lago e Jardim Paulista já passaram por serviços iniciais de limpeza e estão incluídos em cronograma de ações de zeladoria e recuperação ambiental, incluindo desassoreamento.

A Prefeitura reforça que os patos e gansos não pertencem ao município, tendo sido introduzidos pela própria população e cuidados por moradores locais. Diante dos recentes casos de adoecimento, a Secretaria do Meio Ambiente e o Departamento de Defesa Animal intervieram para assegurar o bem-estar e a preservação das aves.

A Administração Municipal orienta a população a não soltar animais em lagos públicos e solicita que casos de abandono sejam denunciados à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal ou à Polícia.

 
VOLTAR