Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 06/03/2020 - 17h13

Pilotos de voo livre vão lançar sementes de Ipê Amarelo nas matas próximas da Pedra Grande

Parceria entre a Fundação Dpaschoal Educar e a Univesp mobiliza alunos ingressantes e veteranos a participarem de ações sociais durante o "Trote Cidadão Paulista"

Armando Teixeira Junior

Na cidade de Atibaia, o Polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) realizará no próximo dia 21 de março, a dispersão de sementes de Ipê Amarelo em áreas de mata próximas a Pedra Grande e demais regiões do Itapetinga com o auxílio da Associação de Voo Livre de Atibaia.

Haverá ainda a distribuição de sementes pelos alunos ingressantes e veteranos, além do cultivo de mudas que acontecerá no Polo da Univesp, que também serão doadas posteriormente.

O principal objetivo da ação é fazer com que o popular “trote”, que geralmente acontece quando alunos ingressam em uma Universidade se torne uma experiência positiva e não uma forma de bullying ou ridicularização. Para promover a aproximação humanizada dos alunos, calouros e veteranos, ainda colaboram com uma ação social para a cidade do polo da Univesp em que ingressaram.

Luiz Fernando Lapa Neves, é Assessor da Coordenadoria Especial de Emprego de Atibaia, e responde como orientador do polo Univesp de Atibaia, e falou com o Portal Atibaia News sobre a iniciativa:

Atibaia News: O que é a UNIVESP? Quanto tempo Atibaia possui um Polo?

A Univesp é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, ligada a USP, UNESP, UNICAMP, e FATEC, ofertando os cursos de licenciatura em Letras, Pedagogia, Matemática e Bacharelado em Engenharia da Computação, Engenharia de Produção criada em 2012.

Em Atibaia, devido ao Convênio assinado em 2017, tivemos três vestibulares, iniciando a primeira turma no segundo semestre de 2017.

Atibaia News: O que é o “Trote Cidadão Paulista”? Como surgiu essa iniciativa?

A Fundação Educar Dpaschoal, em parceria com a Univesp, lançou o Trote Cidadão Paulista com o objetivo de humanizar a recepção dos ingressantes do vestibular e deixar ao município onde o Polo está localizado um trabalho com foco social, interagindo com os alunos veteranos e ingressantes.

Atibaia News: Qual a proposta do Polo de Atibaia e quem pode participar?

Devido as recentes queimadas em nosso país e a repercussão mundial que elas causaram, decidimos realizar uma ação para sensibilizar as pessoas da importância de preservar a natureza, dispersando sementes nativas na Serra do Itapetinga na região da Pedra Grande, além de distribuí-las entre as pessoas que estiverem no local. Em um terceiro momento as sementes também serão cultivadas no Polo para distribuição e plantio após serem germinadas como mudas.

Atibaia News: Qual o dia, horário e local onde acontecerão as ações de distribuição de mudas e sementes de Ipê?

Devido o apoio da Associação de Voo Livre de Atibaia que vão soltar as sementes nas regiões afetadas pelas queimadas temos que contar com o tempo inicialmente seria 7 ou 14 de março, mas o tempo não será favorável, transferindo a ação para 21 de março de 2020 as 12:00 horas com encontro na Rua Dr, Joviano Alvim 112 – Alvinópolis para carona solidária em direção a Pedra Grande de Atibaia.

Atibaia News: E quem quiser colaborar e não pode comparecer ao evento neste dia? Como surgiu a ideia de uma "vaquinha solidária" para a compra das sementes de ipês?

O custo das sementes é bem alto, estamos em contato com a empresa Click Mudas que foi indicada pela consultoria Ambientium que nos presta assessoria para o evento e nos apresentou a opção do IPÊ sendo nativo, além da história da árvore com o município.

Todos podem participar nos auxiliando no dia, cultivando as sementes ou participando financeiramente.

Decidimos pela vaquinha solidária, pois a transparência para prestar contas a população seria melhor.

O participante deve acessar o link https://apoia.se/trote_univesp e realizar sua doação.

VOLTAR