Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 24/10/2021 - 08h44

Prefeitura intensifica desassoreamento em lagos de Atibaia

Obras do Major estão em fase final; Itapetinga será o próximo bairro a ser contemplado

Com o objetivo de prevenir enchentes decorrentes do transbordamento na época de chuva, a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Serviços, intensificou as obras de desassoreamento em dois importantes lagos de Atibaia: Major e Jardim Paulista. Após o término de um deles, as obras serão iniciadas no Itapetinga e, posteriormente, Jardim do Lago.

No Lago do Major, as obras estão em fase final. De acordo com a Secretaria de Serviços, dois terços do desassoreamento já foram realizados. A etapa final será concluída com uma máquina no lago para limpeza da cacimba ao lado da ponte e o restante de resíduos. No Jardim Paulista, um terço do lago já foi desassoreado com a draga e a escavadeira fazendo o trabalho de recolhimento de resíduos e lodo.

Após a finalização das obras no Lago do Major, o bairro do Itapetinga será contemplado com o serviço de desassoreamento e, posteriormente, o Jardim do Lago.

Vale ressaltar que lagos e rios assoreados podem impactar as áreas do entorno e causar enormes transtornos para a população. Por isso soluções de dragagem, confinamento e disposição de sedimentos – como lodo, areia e efluentes – são importantes para aumentar o volume útil dos cursos de água.

O descarte irregular de lixo e entulho à beira dos rios e córregos provoca transbordamentos e polui os cursos d´água. Por isso, a participação da população na destinação correta de resíduos sólidos é fundamental para o bem-estar de todos e para a revitalização do meio ambiente.

Mais ações de Zeladoria
As equipes da Zeladoria não param e, além do desassoreamento de lagos, diversos serviços como urbanização de vielas, roçagem, varrição, podas, drenagens, limpeza de bocas de lobo e bueiros, manutenção e reparos em tubulações, vias, pontes e estradas são realizados pelo programa.

Para solicitar os serviços da Zeladoria Municipal o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal: Rua Castro Fafe, nº 295, Centro – FACILITA ou pelo telefone (11) 4418-7800.

 
 
VOLTAR