Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 02/05/2022 - 08h45

Projeto de sustentabilidade abre inscrições em Atibaia

Ação tem transformado a vida de moradores das comunidades

As inscrições para a formação de novas turmas do projeto Culinária Sustentável, que começa no dia 9 de maio, já estão abertas. As vagas são limitadas e gratuitas. As próximas oficinas terão como tema: “Comidas típicas”, com início às 9h e “Chás e infusões” às 14h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site https://ptsatibaia.com.br/culinaria-sustentavel.

A programação faz parte do Programa de Trabalho Social – Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá, e tem como objetivo principal modificar a relação e o ciclo do alimento na vida das pessoas através de oficinas práticas. Além disso, o conhecimento adquirido ao longo das aulas ainda pretende estimular a geração de renda através do empreendedorismo.

Os resultados já começam a aparecer entre os participantes, como é o caso da dona de casa, Norma Cristina Marques da Silva, de 53 anos, que ficou sabendo das oficinas através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e logo se inscreveu. “Está sendo muito importante para mim, principalmente, as aulas sobre reaproveitamento de alimentos, sementes e até plantio de ervas. Começamos a dar mais valor aos alimentos que antes eu jogava no lixo. Esse conhecimento não tem preço”, diz ela.

Agora, o sonho é montar o próprio negócio em parceria com a filha.  “Vai ser um café, vamos servir bolos e tortas, num cantinho aqui de casa. Isso mexe com a gente, com a família, aos poucos vai para o bairro e vamos caminhando”, conta Norma. Os encontros são realizados no Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Atibaia (SP), rua Gonçalves Dias, 255, 1º andar, no Jardim das Cerejeiras. Todos os participantes ainda têm acesso a um livro com 16 diferentes receitas para o dia a dia. “É simples, e bonito”, diz Norma sobre suas criações culinárias.

O Programa de Trabalho Social (PTS) - Atibaia Saneamento, está sendo implantado por intermédio da Atibaia Saneamento, uma das operações da Iguá Saneamento, NTICS Projetos e tem como parceiros a SAAE (Saneamento Ambiental Atibaia) e a Prefeitura Municipal por meio das Secretarias da Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.

SERVIÇO:

Culinária Sustentável – Oficinas 5 e 6

Quando: 9 de maio - 9h – Comidas típicas / 14h - Chás e infusões

Local: Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Atibaia (SP), rua Gonçalves Dias, 255, 1º andar, no Jardim das Cerejeiras.

Quem pode se inscrever: As inscrições estão abertas para toda a população de Atibaia com idade superior a 18 anos

Inscrições pelo site do projeto: http://www.ptsatibaia.com.br (acessar o site, entrar na aba Culinária Sustentável e clicar no botão “Inscreva-se nas Oficinas”)

Sobre a Atibaia Saneamento – A concessionária atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios com 18 operações e alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

VOLTAR