Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 30/10/2020 - 14h57

Queimadas: dicas para evitar e como denunciar

Em Atibaia, foram cerca de 300 atendimentos da fiscalização neste ano para verificar denúncias sobre queimadas, que geraram 112 autuações

O incêndio que consumiu cerca de 50 hectares do Parque Estadual do Itapetinga neste mês acendeu novo alerta contra queimadas em Atibaia. Várias iniciativas podem ser tomadas para evitar as queimadas, que causam sérios danos ao meio ambiente ao afetar solo, ar, água, fauna e flora, atingindo amplamente o ecossistema.

Para a saúde humana, a fumaça e a fuligem causam ou agravam doenças respiratórias como bronquite e asma, o que pode ser um complicador durante a pandemia de Coronavírus, além de dor de cabeça, náuseas, tonturas, irritação na garganta, tosse e conjuntivite. Provocam ainda alergias na pele e problemas gastrointestinais. 

Entre algumas práticas para evitar as queimadas estão: não usar fogo na limpeza de terrenos, não queimar lixo doméstico, não jogar pontas de cigarro, não soltar balões, e fazer aceiros ao redor de casas, currais, celeiros, armazéns e galpões, entre outras iniciativas.
 
De acordo com dados da Coordenadoria do Meio Ambiente de Atibaia, somente neste ano, foram cerca de 300 atendimentos da fiscalização para verificar denúncias sobre queimadas, que geraram 112 autuações. Já a Defesa Civil atendeu 30 ocorrências de fogo em 2020, enquanto que a brigada voluntária Simbiose, que auxilia no combate às queimadas, participou de 62 ocorrências de fogo em mata e locais de relevância ecológica.  A lei municipal n° 4606/2018 proíbe a realização de queimadas em Atibaia, e os infratores estão sujeitos a multas.

Para coibir essa prática, a Administração Municipal conta com o apoio da população, que pode denunciar focos de incêndios e, dessa forma, auxiliar na conscientização contra as queimadas. Telefones para denúncias: 0800.77.33.996 / 4418-7800 – opção 5 ou através do Atibaia Sem Papel (Ouvidoria Municipal), no site da Prefeitura. Podem ser acionados também os bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199.

VOLTAR