Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 15/01/2021 - 19h37

Rio Atibaia ameaça transbordar novamente

As fortes chuvas dos últimos dias provocaram o transbordamento em vários bairros na quarta-feira

Na tarde desta sexta-feira (15), o rio Atibaia, atingia seu limite máximo, ameaçando transbordar e inundar casas do Parque das Nações.

Alerta da Defesa Civil

Na quinta-feira, a Defesa Civil emitiu alerta sobre transbordamento do Rio Atibaia, informando que no dia anterior a cidade registrou temporal com 76mm de precipitação, o que representava 1/4 das chuvas esperadas para o mês de janeiro.

O temporal da quarta-feira (13), associado às fortes chuvas dos últimos dias, provocou o transbordamento do Rio Atibaia, causando inundações e enchentes nos bairros do Guaxinduva, Parque das Nações, Jardim Kanimar e Caetetuba, quando no período de 8 horas, foi registrado índice pluviométrico de 76 mm, o equivalente a ¼ do que era esperado para o mês de janeiro. As chuvas intensas também provocaram quedas de árvores e deslizamentos nos bairros do Tanque, Boa Vista e Cachoeira. Apesar dos transtornos causados pelo temporal em diversos pontos da cidade, a Defesa Civil informa que não houve ocorrências de feridos, desabrigados e desalojados.

A Defesa Civil orienta para que as pessoas acompanhem com mais frequência as atualizações da previsão do tempo e se protejam de eventuais impactos decorrentes de tempo severo.

A Prefeitura conta um Plano de Contingência preparado, com equipes de sobreaviso para prestar serviços de socorro e recuperação em caso de necessidade. A Defesa Civil, responsável por coordenar e supervisionar as ações de resposta a emergências e desastres relacionados a eventos naturais, continuará o trabalho de monitoramento do nível do rio Atibaia e dos índices pluviométricos, atendendo a emergências pelos telefones 199, 4402-7414 e 4411-5108. O atendimento funciona 24 horas. 

VOLTAR