Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 24/09/2021 - 16h47

Saneamento básico de qualidade traz inúmeros benefícios para o meio ambiente

Dia da Árvore é marcado por distribuição de mudas para colaboradores da Atibaia Saneamento

No dia 21 de setembro comemorou-se o Dia da Árvore, data estabelecida antecedendo a chegada da primavera no Hemisfério Sul e que tem como objetivo a conscientização sobre a importância das árvores e florestas, bem como a reflexão acerca da preservação do meio ambiente. Na Atibaia Saneamento, operação de saneamento responsável pelo sistema de esgotamento na cidade de Atibaia, o Dia da Árvore foi comemorado com a distribuição de mudas para os colaboradores, incentivando o plantio de árvores. Bastante atrelados ao tema comemorado na última terça-feira, os serviços de saneamento contribuem de forma direta para a conservação do meio ambiente.

Segundo o IBGE, 90% dos municípios brasileiros enfrentam problemas ambientais, sendo a maioria deles relacionados ao desmatamento, queimadas e poluição dos recursos hídricos. Nesse contexto, o saneamento se mostra essencial, pois é responsável pela infraestrutura e manutenção dos serviços de esgotamento sanitário, distribuição de água, manejo das águas pluviais e coleta de resíduos sólidos, atividades que impactam diretamente no ecossistema como um todo.

De acordo com o Ranking do Saneamento 2021, estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, em 2017, o Brasil lançou o correspondente a 5.622 piscinas olímpicas de esgoto não tratado na natureza e, em 2019, mais de 100 milhões de brasileiros não tinham acesso a coleta de esgoto. O prejuízo causado pela ausência da cobertura desses serviços básicos acarreta na poluição de rios e lagos, já que todo o esgoto líquido é lançado diretamente nesses locais. Mas além disso, o solo é afetado pela contaminação proveniente dos lençóis freáticos e há diminuição do volume de água potável disponível.

“Os serviços de saneamento em conjunto garantem a conservação dos recursos naturais e promovem o desenvolvimento socioeconômico nas cidades de forma saudável”, comentou o diretor da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco. Como um exemplo prático disso, o diretor destaca a questão do direcionamento adequado da água da chuva, separado da rede de coleta de esgoto. Quando os canais estão interligados, a natureza é prejudicada pelo extravasamento e despejo de esgoto nos rios, além de comprometer a saúde das pessoas pela propagação de doenças de veiculação hídrica. Outro caso é a falta de banheiros nas moradias e a repercussão negativa para o meio ambiente e a economia dos centros urbanos, já que a ausência do item básico resulta em graves consequências para a saúde das pessoas, leva a evasão escolar de jovens e crianças e também colabora para a desvalorização imobiliária em muitas regiões.

VOLTAR