Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 06/06/2022 - 00h36

Semana do Meio Ambiente promove uma série de ações envolvendo as escolas municipais

Plantio de árvores, visita ao Parque Municipal da Grota Funda, oficina de papel semente e limpeza do rio Atibaia estão entre as ações da programação

De 2 a 9 de junho, a Prefeitura de Atibaia promove a Semana do Meio Ambiente, uma série de ações de conscientização, recuperação e preservação ambiental envolvendo as escolas da rede municipal de ensino. Realizada pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente, com apoio das secretarias de Agricultura e Serviços, SAAE e Defesa Civil de Atibaia, a semana celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

A programação foi aberta na quinta-feira, dia 2, com o plantio de copaíba, árvore nativa do Brasil conhecida por suas propriedades medicinais. A ação de arborização urbana aconteceu na Alameda Lucas Nogueira Garcez e teve a participação do grêmio estudantil da Escola Municipal Serafina Lucca Cherfen, localizada no Recreio Estoril.

Na manhã de sexta (3), a ação socioeducativa foi voltada aos alunos da educação infantil do CIEM I, que participaram de uma oficina de papel semente, um papel ecológico, reciclado e artesanal que pode ser plantado por levar sementes em sua composição. Nesse mesmo dia à tarde, aconteceu mais uma ação de arborização urbana, dessa vez na Escola Municipal Rosiris Maria Andreucci Stopa, no Jardim São Felipe.

Ainda dentro da programação da Semana, no dia 8, os alunos da Escola Municipal Walda Paolinetti Lozasso, no bairro Chácaras Fernão Dias, farão uma visita monitorada ao Parque Natural Municipal da Grota Funda e, no dia 9, uma atividade especial com os servidores das secretarias de Meio Ambiente e Educação promoverá uma operação de limpeza do rio Atibaia. A ação contará com o apoio da Defesa Civil e SAAE na condução das embarcações e fornecimento de material para efetuar a coleta de resíduos.

Esses são os destaques, mas a programação inclui ainda outras atividades como roda de conversa, dança circular, sarau, varal de cultura, teatro de fantoches, contação de histórias, mobilizações nos bairros para coleta de lixo, horta, jardinagem, leitura de livros sobre o assunto e outras ações ligadas à temática do meio ambiente e sustentabilidade. Com a proposta de promover vivências e experiências que estimulem a reflexão e incentivem a mudança de hábitos e atitudes, a programação da Semana abrange desde as creches até as escolas de ensino fundamental do município e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

A Semana do Meio Ambiente é também uma ação de implementação do Currículo da Educação Básica Municipal e integra o projeto “Fruto da Terra: eu planto, tu cuidas, ele colhe”.

VOLTAR