Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 24/08/2021 - 09h53

Zeladoria de Atibaia inova e usa tecnologia para avaliar saúde das árvores urbanas

Trabalho de prevenção utilizando tomógrafo sônico para árvores permite examiná-las e identificar se estão saudáveis ou correm risco de cair

Elas oferecem sombra, purificam e melhoram a qualidade do ar, colorem as ruas e embelezam a cidade. Árvores urbanas trazem uma série de benefícios ecológicos, estéticos, sociais e até econômicos, no entanto, podem ocasionar transtornos e prejuízos se a saúde – ou fitossanidade quando se fala de plantas – não vai bem. A tomografia de árvores é um importante trabalho de prevenção realizado pela Zeladoria Municipal que possibilita não só diagnosticar aquelas que estão doentes e correm o risco de cair, mas também evita a supressão desnecessária ou antecipada das que, apesar da aparência, ainda estão saudáveis.

Quem passou pela Avenida da Saudade na semana passada talvez tenha estranhado alguma árvore com o tronco enrolado em fios e sensores ligados a um aparelho e a um notebook. Quem reparou acabou por presenciar a consulta de uma árvore: os equipamentos constituem as partes do tomógrafo sônico utilizado para examinar o interior do tronco, verificando quais são as condições do tecido vegetal, se há lesões e quanto a árvore tem ou perdeu de resistência.

A tecnologia aplica o som para realizar o diagnóstico, transformando a onda de impulso sonoro em imagem. O técnico usa um martelinho para produzir uma vibração dentro do tronco, emitida e detectada pelo conjunto de sensores e analisada por um programa de computador. O software calcula a velocidade com que as ondas percorrem a madeira, transformando o som em imagem. As cores dessas imagens é que fornecem o diagnóstico: a cor vermelha indica que o tecido daquela área do tronco está morto e a verde indica que árvore está cheia de vida, em excelente condição de saúde.

Tecnologia e prevenção
Apesar de qualquer árvore apresentar risco potencial de queda, chuvas com ventos fortes aumentam consideravelmente o perigo, especialmente se a estrutura e as condições da árvore não estão muito boas. O tempo continua seco e ainda falta mais de um mês para a primavera – período em que as chuvas começam a intensificar-se –, portanto, realizar agora o exame das árvores urbanas em relação ao perigo que possam oferecer é se precaver, uma atitude que pode evitar muitos acidentes.

Integrando o serviço de podas de árvores, a tomografia também é promovida pela Secretaria de Serviços, que contrata empresa especializada para executá-lo. Atualmente estão sendo examinados exemplares da região do Centro, mas a avaliação acontece também nos bairros, de acordo com levantamento das árvores do município e demandas encaminhadas via Ouvidoria Municipal ou plataforma digital de documentos 1Doc. De acordo com a Secretaria de Serviços, 66 árvores da região central já foram avaliadas, mas o contrato prevê ainda a realização de 234 exames.

Responsável pelos serviços de podas, roçagem, varrição, drenagens, limpeza de bocas de lobo e bueiros, manutenção e reparos em tubulações, vias, pontes e estradas, dentre outros essenciais para que vivamos numa cidade agradável, bonita e segura, o Programa da Zeladoria Municipal oferece uma série de intervenções que podem ser solicitadas à Secretaria de Serviços através da plataforma digital de documentos 1Doc, disponível na versão web https://atibaia.1doc.com.br/atendimento e pelo aplicativo 1Doc Atendimento, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Play Store (Android) e Apple Store (iOS).

VOLTAR