Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 22/10/2021 - 13h19

Bem Cuidar Animal visita escolas em Atibaia

Veterinária e educadora criou empresa especializada em levar às crianças, aulas de cuidados aos animais e conscientização contra maus tratos.

Nos últimos anos, ações em prol do bem estar animal ganharam força. Existem Ongs, figuras públicas e políticas engajadas na proteção animal. Além, das leis e regulamentações que protegem a causa, existem iniciativas individuais que demonstram o quanto o cuidado, o afeto e a responsabilidade com os bichinhos pode transformar vidas!

É o caso, da veterinária Marília de Paula Fernandez Luna, que desenvolveu uma empresa muito bacana para engajar crianças e jovens a cuidar dos animais: a Bem Cuidar Animal.

A iniciativa consiste em aulas direcionadas a crianças com o intuito de orientar a melhora forma de cuidar dos pets. O objetivo principal é transmitir conhecimento aos alunos de maneira a conscientizá-los sobre a importância da guarda responsável e como prepará-los para que cuidem cada vez melhor dos animais tanto no ambiente familiar quanto no ambiente escolar.

A veterinária visita escolas e interage com a criançada explicando as necessidades dos bichinhos e o que cada um pode fazer para tornar a vida dos animais ainda melhor. “Acredito fielmente, que quando oferecemos uma educação continuada às crianças desde o início de sua alfabetização nas escolas, e um conteúdo educacional de qualidade aos tutores e amantes dos animais (nos hotéis, empresas e condomínios), potencializamos o respeito e a responsabilidade, que todos temos de cuidar bem deles . Ampliando o conhecimento das crianças, e estimulando o respeito desde cedo para que se tornem tutores cada vez mais engajados com a saúde dos animais. A ideia é encorajar à participarem das atividades diárias dos animais, contribuindo para a rotina da família”, explicou Marília.

A Bem Cuidar Animal surgiu em julho deste ano, com o intuito de despertar a responsabilidade no cuidado com os animais. Durante a pandemia, com a rotina mais voltada ao ambiente familiar, o amor pelos animais de estimação, ganhou destaque. Em sua rotina de médica veterinária, Marília notou que apesar da vontade de ter animais, muita gente não sabe ao certo o que fazer, como fazer, etc. “A Bem Cuidar Animal iniciou suas atividades em julho de 2021, juntamente com o crescimento acelerado do mercado Pet. Minha maior motivação veio após analisar muitas situações principalmente nas aulas online durante o ano de 2020. Pude enxergar o amor que as crianças (e adultos) possuem pelos animais, mas muitas vezes com poucas noções de cuidado. E percebi que falamos poucos sobre os animais, que existe uma ótima oportunidade para inserirmos na nossa rotina os nossos companheiros de todo dia. E principalmente com as nossas crianças, ensinamos pouco”, contou a veterinária.

Durante as aulas, Marília  utiliza uma metodologia própria e patenteada de ensino, aborda temas divididos nos principais pilares da veterinária, que são: fases e conceitos, cuidados e rotinas, nutrição, pele e pelo, e diversidade animal. As aulas são elaboradas de acordo com cada faixa etária, para que entendam os conceitos, e principalmente, entendam como utilizar o que aprenderam dentro de casa. Os alunos observam a tudo com muita atenção e ficam encantados com os ensinamentos. “Eles recebem tudo com muito amor, carinho e entusiasmo! São tantas histórias, mitos desvendados, crenças que eles possuem e que muitas vezes não são reais. E visualizar no rostinho de cada um o sorriso da descoberta, é maravilhoso! E temos recebido mensagens dos pais animados, contando que após a aula o filho chega em casa animado relatando o que aprendeu, e principalmente, querendo colocar em prática com o seu animal. Isso nos motiva e nos dá a certeza de seguir firme no nosso propósito”, falou a veterinária animada sobre as aulas, que contou também que muitos se animam e declaram que querem ser veterinários quando crescerem. “É lindo de ver! Em toda sala de aula que entro, faço a pergunta clássica: Quem aqui quer ser um veterinário? E afirmo que em todas as turmas alguns bracinhos se levantam. Se eu puder contribuir um pouco com a formação futura deles, ficarei muito feliz! Mas o meu principal objetivo hoje é plantar a semente do bem cuidar em cada coração, para que todos se tornem tutores incríveis e cheios de amor e cuidado, independente de se tornarem veterinários ou não”.

Além do atendimento direcionado a escolas, Marília conta que a iniciativa é aberta a atingir outros locais que proporcionem trabalhar a didática com as crianças e interessados em saber mais sobre o cuidado animal. “Temos alguns públicos: Crianças em idade escolar (educação infantil e ensino fundamental), crianças no momento de monitoria nos hotéis pet friendly, tutores nos hotéis pet friendly, tutores nas empresas que trabalham (queremos adentrar as empresas para conversarmos com os associados) e moradores de condomínios (sabemos que existem muitos momentos de conflitos em ambientes). Mas não nos limitamos a um público alvo, estamos dispostos a atingir qualquer pessoa que esteja disposta a adquirir conhecimento”, explicou Marília que completou “Temos um grande sonho, estar presente em todas as escolas, sejam particulares ou públicas. Nossa ambição é que a pauta referente ao conhecimento sobre os animais esteja presente na grade escolar. As escolas interessadas são super bem vindas para nos conhecer!”.

Recentemente as aulas da Bem Cuidar Animal foram ministradas na escola Primeiros Passos em Atibaia, e foram um grande sucesso entre  os alunos de todas as idades. A escola atende do berçário até o Ensino Fundamental I, iniciando o Fundamental II a partir de 2022.  “Iniciamos nossa parceria com a Primeiros Passos Bosque, para os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Foi um dia cheio de conhecimento e bate papo, com muitas trocas de informações e descobertas, mas o mais importante, cheio de novas possibilidades com pequenas sementes plantadas no amor de cada aluno pelos animais, para que esse amor tenha a mesma proporção que o cuidado. Gratidão a cada sorriso e a cada questionamento. Isso afirma que estamos no caminho correto e que o nosso propósito de semear a harmonia na convivência entre pessoas e animais está se consolidando no ensino às crianças, os quais serão tutores cada vez mais incríveis”, declarou a fundadora da Bem Cuidar Animal.

“A nossa missão está vinculada com a contribuição cada vez mais efetiva na construção e desenvolvimento dos valores dos alunos, para que sigam o caminho da posse responsável. Se falarmos dos animais, se aprendermos a cuidar deles cada vez melhor, em um futuro não muito distante, enxergaremos uma diminuição nos maus tratos e abandono de animais”, concluiu a médica veterinária.

As escolas interessadas em conhecer o projeto podem entrar em contato via whatsapp (11)97169-5955. A Bem Cuidar Animal está presente também nas redes sociais: @bem.cuidaranimal.

VOLTAR