Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 29/09/2021 - 15h57

Cerejeiras e Imperial são os próximos bairros a receber o Mutirão da Castração

Inscrições devem ser feitas via formulário on-line e serão abertas na quinta (30) para o Cerejeiras e na sexta-feira (1º) para o Imperial

Cerejeiras e Imperial são os próximos bairros a receber o mutirão do Programa Permanente de Castração, iniciativa do Departamento de Defesa Animal da Prefeitura de Atibaia que oferece serviço gratuito e itinerante de castração de cães e gatos como forma de incentivar a tutela responsável no município. As inscrições devem ser feitas via formulário on-line de pré-agendamento, disponível no endereço bit.ly/InscricaoCastracaoAtibaia, e serão abertas na quinta-feira (30), às 8h30, para o mutirão no Cerejeiras e na sexta (1º), no mesmo horário, para o mutirão no Imperial.

As cirurgias do mutirão do Cerejeiras serão realizadas no dia 07 de outubro, a partir das 8h30, no Ginásio Omar Zigaib (Av. Pref. Antônio Júlio Toledo Garcia Lopes, 1968) e no dia 08 acontecem as do mutirão do Imperial, também a partir do mesmo horário, no Centro Comunitário do bairro, localizado na Rua Pacaembu, nº 65. Cada tutor pode inscrever até dois animais, preferencialmente fêmeas, que devem ter mais de seis meses de idade – o mínimo recomendável para o procedimento.

Após o preenchimento do formulário de pré-agendamento, será enviada uma mensagem pelo WhatsApp com a confirmação da inscrição, efetuada por ordem de pré-cadastros realizados no site. No dia da cirurgia, o tutor deve apresentar RG, CPF e comprovante de endereço do bairro onde acontece a ação (ou de bairros próximos). Quem tiver dificuldade com a inscrição on-line pode entrar em contato através do número (11) 4413-6996.

Cuidado e proteção
Priorizando a segurança e prevenção contra a Covid-19, a inscrição mudou de formato, acontecendo de forma on-line desde os últimos mutirões, realizados no Caetetuba. Mas o amor e carinho com que os pets são atendidos continua o mesmo. A cirurgia é realizada gratuitamente por uma equipe conveniada de veterinários em espaços especialmente adaptados e os cuidados começam já na fila de atendimento, quando os animais recebem uma medicação pré-anestésica. Depois da aplicação da anestesia geral, eles passam pelo procedimento de tricotomia – retirada dos pelos da barriga do animal e da região perineal, no caso dos machos – e um microchip de identificação e registro é implantado.

No centro cirúrgico, profissionais experientes garantem um rápido atendimento e, após a castração, os animais são encaminhados para uma sala onde recebem todos os cuidados necessários, só sendo liberados para seus tutores depois de totalmente recuperados. Ao final, os responsáveis recebem instruções e recomendações sobre o pós-operatório no que diz respeito a alimentação, medicação e cuidados necessários.

Além do Caetetuba, o mutirão já passou pelos bairros do Tanque, Centro e Alvinópolis e a previsão do Departamento de Defesa Animal é atender Rio Acima ainda em outubro, Maracanã em novembro e a região da Usina em dezembro.

Quem quiser aproveitar a oportunidade para ajudar cães e gatos resgatados pelas ONGs e protetores de animais que atuam no município, a ação solidária “Doe amor, doe ração” vai arrecadar ração, que poderá ser entregue no dia de realização da cirurgia. De acordo com o Departamento de Defesa Animal, a contribuição não é obrigatória, mas voluntária, e não há quantidade mínima. As doações também podem ser entregues na sede do Departamento de Defesa Animal, localizado na Rua João Lozasso, 455 – Morumbi.

 
 
VOLTAR