Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 25/12/2021 - 09h58

Defesa Animal de Atibaia realiza mais de 2.400 castrações no segundo semestre de 2021

1154 cães e 669 gatos, entre machos e fêmeas, foram castrados em diversas regiões da cidade no ano de 2021, além de 642 no Departamento de Defesa Animal

A Prefeitura de Atibaia, por meio do Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Saúde, castrou 2465 animais apenas no segundo semestre de 2021, quando foi retomado o Programa Permanente da Castração, sem funcionamento nos primeiros meses do ano devido à pandemia. Ao todo, foram castrados 1154 cães, 669 gatos entre machos e fêmeas, em dez regiões da cidade, além de 642 castrações na sede do órgão, que fica no bairro Morumbi.

Os bairros contemplados com os mutirões foram Tanque, Centro, Alvinópolis, Caetetuba, Cerejeiras, Imperial, Rio Acima, Maracanã, Usina, e na sede da Defesa Animal, no bairro Morumbi. O objetivo do Programa Permanente de Castração é atender a demanda existente nos bairros por meio dos mutirões, zerar as listas de espera e atender animais adotados nas feirinhas realizadas pela Prefeitura, bem como animais recolhidos e tratados por protetores que atuam no município.

Nos mutirões realizados, após as cirurgias, os responsáveis pelos animais recebem instruções sobre o pós-operatório, referentes à alimentação, medicação, cuidados, entre outras recomendações.

De acordo com o Departamento de Defesa Animal, a castração é um ato de amor; é uma política de saúde pública responsável por manter o controle populacional e, dessa forma, evitar que o número de animais abandonados nas ruas do município aumente. A castração também proporciona benefícios para a saúde de cães e gatos, uma vez que previne diversas doenças, especialmente nas fêmeas.

Com a cirurgia feita antes do primeiro cio, a fêmea tem apenas 0,5% de chance de desenvolver tumor de mama ao longo da vida. Nos machos, algumas mudanças de comportamento também podem ser observadas, evitando problemas com demarcação de território e agressão a outros animais.

Para mais informações sobre Castração é preciso entrar em contato no Departamento de Defesa Animal, na Rua João Losasso, nº 455, Morumbi.

VOLTAR