Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 20/05/2022 - 06h45

Inscrições para o Mutirão da Castração no Caetetuba abrem na próxima segunda (23)

Formulário on-line de pré-agendamento estará disponível a partir das 8h30 e as cirurgias acontecem no dia 28, na Escola Municipal Pref. Walter Engracia

O próximo Mutirão da Castração, iniciativa do Departamento de Defesa Animal da Prefeitura de Atibaia que oferece serviço gratuito e itinerante de castração de cães e gatos, acontece no Caetetuba. As inscrições serão realizadas via formulário on-line de pré-agendamento e estarão abertas na segunda-feira, dia 23, a partir das 8h30, no endereço: bit.ly/InscricaoCastracaoAtibaia .

Cada tutor poderá inscrever até dois animais, preferencialmente fêmeas, com no mínimo seis meses de idade. Após o preenchimento e envio do formulário de pré-agendamento, em até 24h, o munícipe receberá uma mensagem de WhatsApp com a confirmação da inscrição, efetivada seguindo a ordem cronológica de realização dos pré-cadastros. Quem tiver dificuldade para efetuar a inscrição on-line pode entrar em contato com o Departamento de Defesa Animal pelos telefones (11) 4413-6996, 4413-3723 e 9 4999-0019 (WhatsApp).

As cirurgias serão realizadas no dia 28 de maio, também a partir das 8h30, na Escola Municipal Pref. Walter Engracia de Oliveira, localizada na Rua Carlos Rado Paternost, 61. No dia do mutirão, o tutor deverá apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Atibaia.

A ação solidária “Doe amor, doe ração” também estará presente nesta edição do mutirão arrecadando doações para cães e gatos resgatados por protetores e ONGs do município. O Departamento de Defesa Animal ressalta que as contribuições não são obrigatórias, mas voluntárias.

Cuidado com a Saúde Animal
Os mutirões fazem parte do Programa Permanente de Castração, que disponibiliza uma equipe de veterinários conveniados para a realização de cirurgias gratuitas em espaços especialmente adaptados. Os cuidados começam ainda na fila, quando os animais recebem uma medicação pré-anestésica que visa prepará-los para a operação, e continuam durante todo o atendimento, do procedimento de tricotomia – a remoção dos pelos da área que será operada –, até a liberação para o tutor após a recuperação da cirurgia.

O serviço inclui também a implantação de um microchip de identificação e registro no animal atendido e os responsáveis recebem ainda instruções e recomendações sobre o pós-operatório no que diz respeito a alimentação, medicação e demais cuidados necessários.

Calendário 2022
Neste ano, o mutirão já percorreu quatro bairros: Morumbi em janeiro, Portão em fevereiro, Alvinópolis em março e Maracanã em abril, realizando mais de 800 cirurgias nesses quatro meses. De acordo com o planejamento do Departamento de Defesa Animal, após passar pelo Caetetuba agora em maio, o serviço atenderá a região do Cerejeiras ainda neste primeiro semestre, Jardim Imperial, Itapetinga, Laranjal e Tanque no segundo e, nos meses de julho e novembro, o mutirão volta a atender na sede do departamento, no Morumbi.

As datas prováveis de abertura das inscrições e realização das cirurgias estão relacionadas AQUI, entretanto, é recomendável que o munícipe fique atento aos canais de comunicação oficiais da Prefeitura, pois a programação, incluindo os bairros atendidos, está sujeita a alterações.

 
VOLTAR