Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 17/11/2020 - 09h24

Mutirão promoveu castração gratuita de mais de 200 animais na sexta-feira

Programa permanente de castração animal gratuita promoveu mutirão na sede da Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal

O zelo pelo bem-estar e a defesa dos direitos dos animais é política pública em Atibaia desde 2015, quando foi criada a Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal. Dentre as diversas ações promovidas pelo órgão, uma das mais importantes é o programa de castração gratuita de cães e gatos, que realizou mais um mutirão na sexta-feira (13), na sede da Coordenadoria Animal. Para esse mutirão não foram abertas inscrições, pois a prioridade foi realizar a castração dos animais que não conseguiram vaga nas edições da campanha que ocorreram ao longo deste ano e estavam inscritos na lista de espera, além daqueles que estão sob os cuidados de protetores de animais que atuam no município.

O Programa Permanente de Castração atendeu no ano passado mais de 2630 animais nos mutirões que aconteceram nos bairros. Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, as campanhas de castração animal tiveram que ser suspensas por um período, mas desde que puderam ser retomadas até o momento, já foram atendidos cerca de 750 animais, em mutirões que aconteceram na sede da Coordenadoria e nos bairros do Portão e Boa Vista. Somente nesse último mutirão na sede da Coordenadoria foram realizadas mais de 200 cirurgias de castração.

Além de ser a maneira mais ética e eficaz de controle da população animal, e consequentemente das zoonoses (doenças transmissíveis entre animais e seres humanos), a castração também traz benefícios para a saúde de cães e gatos, prevenindo diversas doenças. A castração antes do primeiro cio diminui consideravelmente o risco da fêmea desenvolver tumores de mama e doenças reprodutivas como cistos ovarianos, além de excluir a possibilidade de piometria (infecção no útero). Nos machos, a castração entre os 7 e 8 meses de idade evita doenças como a hiperplasia prostática (aumento do tamanho da próstata) e reduz o risco do animal desenvolver tumores perianais estimulados pela testosterona.

Nos mutirões promovidos pela Coordenadoria em Atibaia, o procedimento de castração é realizado gratuitamente por uma equipe conveniada de veterinários, que realizam a cirurgia num ônibus especialmente adaptado. Após o procedimento, os tutores também recebem instruções e recomendações sobre o pós-operatório no que diz respeito a alimentação, medicação e cuidados necessários.

Os mutirões do Programa Permanente de Castração da Prefeitura são promovidos periodicamente nos bairros e, normalmente, acontecem num sábado, com a abertura de inscrições na terça-feira que antecede o mutirão. Para garantir a vaga do seu animal de estimação, o munícipe responsável precisa ficar atento à divulgação da data de inscrição do próximo mutirão no seu bairro e comparecer ao local indicado com comprovante de endereço, RG e CPF. Vale ressaltar que o comprovante de endereço deve ser da região onde ocorrerá a ação e, feita a inscrição, será agendado um horário para atendimento no dia de realização do mutirão.

A sede da Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal está localizada na Rua João Lozasso, 455 – Morumbi. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4413-6996.

VOLTAR