Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 30/06/2021 - 18h48

Prefeitura de Atibaia retoma mutirão de castração de cães e gatos

1º mutirão de 2021 atenderá animais que estavam na lista de espera do Programa de Castração

A Prefeitura da Estância de Atibaia retoma nesta quinta-feira, dia 1º de julho, os mutirões de castração de cães e gatos, serviço promovido gratuita e periodicamente nos bairros pelo Departamento de Defesa Animal dentro do Programa Permanente de Castração. O primeiro mutirão de 2021 não abrirá inscrições, atendendo apenas animais que estavam na lista de espera do Programa que, mesmo com as suspensões devido à pandemia de Covid-19, conseguiu atender cerca de 750 animais no ano passado.

O Departamento de Defesa Animal está definindo as datas dos próximos mutirões, que normalmente acontecem nos bairros mediante inscrição prévia, aberta alguns dias antes da ação. O procedimento é realizado por uma equipe conveniada de veterinários num ônibus especialmente adaptado e, após o procedimento, os tutores também recebem instruções e recomendações sobre o pós-operatório no que diz respeito a alimentação, medicação e cuidados necessários.

O zelo pelo bem-estar e a defesa dos direitos dos animais é política pública em Atibaia desde 2015, quando foi criada a Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal, atual Departamento de Defesa Animal. Dentre as diversas ações promovidas pelo órgão, uma das mais importantes é o programa de castração gratuita de cães e gatos, que mesmo no período em que os mutirões não aconteceram – devido à necessidade de aguardar a conclusão do processo licitatório – continuou realizando na sede do Departamento cirurgias de cães comunitários, cadelas no cio resgatadas em via pública e de animais sob os cuidados de tutores de baixa renda.

Além de ser a maneira mais ética e eficaz de controle da população animal, e consequentemente das zoonoses (doenças transmissíveis entre animais e seres humanos), a castração também traz benefícios para a saúde de cães e gatos, prevenindo diversas doenças. Os interessados devem ficar atentos à divulgação da data de inscrição do mutirão no seu bairro, comparecendo ao local indicado com comprovante de endereço, RG e CPF. Vale ressaltar que o comprovante de endereço deve ser da região onde ocorrerá a ação e, feita a inscrição, será agendado um horário para atendimento no dia de realização do mutirão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4413-6996.

VOLTAR