NOTÍCIAS
Operação contra esquema de roubo de carga e de caminhões tem alvos em São José e Atibaia
Mais de 400 policiais cumprem 35 mandados de prisão temporária e 49 mandados de busca e apreensão em cinco estados do país. Quanto mandados são cumpridos na região.
Foto: Reprodução/TV Globo
Por g1 Vale do Paraíba e Região
PF faz operação contra roubo de carga e de caminhões
Uma operação realizada na manhã desta terça-feira (30) contra um esquema de roubo e receptação de cargas e caminhões tem alvos em São José dos Campos e Atibaia.
A ‘Operação Vareio’ é do Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária de São Paulo.
A ação mira uma quadrilha cuja meta era roubar ao menos dois caminhões por semana, o que, segundo estimativa do grupo criminoso, poderia render mais de R$ 1 milhão por mês.
Ao todo, 220 policiais federais e 205 policiais militares cumprem 35 mandados de prisão temporária e 49 mandados de busca e apreensão em cinco estados do Brasil.
Quantos mandados são cumpridos na região:
São José dos Campos
um mandado de prisão temporária
um mandado de busca e apreensão
Atibaia
um mandado de prisão temporária
um mandado de busca e apreensão
A Justiça também determinou bloqueio de R$ 40 milhões e suspensão das atividades de empresas que negociavam peças de caminhões roubados ou auxiliavam a movimentação financeira do esquema.
Investigação
A investigação teve início a partir de informações colhidas na Operação Cacaria, em maio de 2024. Na ocasião, foi identificada uma quadrilha especializada no roubo de caminhões, que eram desmanchados e tinham as peças vendidas, além da lavagem de dinheiro. Pelo menos 50 crimes foram realizados entre agosto de 2024 e junho de deste ano.