Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 12/10/2025 - 09h13

Alunos fizeram sessão simulada de Câmara, destacando problemas como os lagos, a rodoviária e os espaços de lazer

A ouvidora Robertta Leite explicou resumidamente detalhes sobre o funcionamento da Câmara e a tramitação do projeto Câmara Jovem

Foto: Câmara Municipal de Atibaia

O presidente Julio Mendes pediu que sua equipe acompanhasse a visita e o vereador Pi do Judô participou da sessão simulada de Câmara, realizada por duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, do Externato São José, na manhã de 9 de outubro. Orientados pelo professor Conrado Sargentini, com o apoio da coordenação pedagógica, os alunos foram distribuídos pelo plenário, utilizando os lugares dos vereadores.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News

O Departamento de Comunicação e a Ouvidoria formataram conteúdo para a abertura dos trabalhos. A ouvidora Robertta Leite explicou resumidamente detalhes sobre o funcionamento da Câmara e comentou com os alunos a tramitação de projeto, da Mesa Diretora, criando o Câmara Jovem, tanto para estudantes do Ensino Fundamental quanto para aqueles do Ensino Médio, e a experiência da Câmara de São Paulo, que já realiza o projeto Parlamento Jovem.

Seguindo as regras do Regimento Interno da Câmara, os alunos atuaram nas funções da Mesa Diretora, ocuparam a tribuna para apresentar indicações e projetos, e falaram como munícipes inscritos em Tribuna Livre. A manutenção de vias e bairros foi a principal reivindicação.

Questões ambientais, incluindo por exemplo o desassoreamento dos lagos, também estiveram entre os temas mais abordados. Os alunos indicaram igualmente a necessidade de pavimentação asfáltica, a coleta de lixo e resíduos em determinados bairros, a criação de hospital veterinário, a ampliação da iluminação pública, a implementação de mais espaços de lazer e convivência comunitária, o aumento expressivo no número de imigrantes (especialmente de Haiti e Venezuela), a reforma da rodoviária, a implantação de lombadas, a sinalização de estradas e a implantação de horta comunitária.

VOLTAR