Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 14/12/2021 - 18h25

Entrevista com Marcão do Itapetinga

Vereador fala sobre sua trajetória política, projetos e dá sua opinião sobre a atual administração municipal

O Portal Atibaia News inicia uma série de entrevistas com os vereadores de Atibaia, e nosso primeiro convidado é o vereador do PSD, Marcos Pinto de Oliveira, o “Marcão do Itapetinga” como ficou conhecido por representar uma região de Atibaia, onde mora desde 1965.

Armando Teixeira Junior

ormado em Administração, Marcão, de 63 anos, fala na entrevista sobre diversos assuntos: sua mudança de partido (do PV para o PSD), sobre as eleições 2022, sua opinião sobre a atual administração municipal e como ainda pensa em ir mais além dentro da política.

Confira a entrevista.

Portal Atibaia News: Quando você decidiu entrar para a política? Qual foi sua principal motivação?

Marcão do Itapetinga: Em 2002/2003, fui convidado por lideranças locais para reativar a Associação de Moradores do Bairro. Tenho residência no local desde 1965 e as melhorias em educação, saneamento, infraestrutura foram fatores motivacionais para representar, a princípio a sociedade civil e posteriormente meu acesso a vida política.

Você foi eleito pela primeira vez em 2016 certo? Como você avalia seu primeiro mandato?

Passei por quatro eleições, e em 2016, fui eleito vereador suplente. Por doze votos fiquei na condição de suplente. Mas a minha forma de atuação a meu ver foi muita satisfatória.

Sua atuação é muito ligada a região do Itapetinga. Quais os principais projetos que você atuou e que resultaram em melhorias para essa região?

Como já comentei em outra resposta, resido na região, no bairro, a mais de 50 anos. Conheço as pessoas, as famílias, enfim vem daí minha identificação com o bairro. Costumo dizer também que a política tinha que ser feita de forma distrital, com candidatos da região, da cidade, do estado. Precisamos ter representantes regionais e não aventureiros que a cada quatro anos aparecem para levar nossos votos e não acrescentam nada.

Você está no seu segundo mandato como vereador. Algo mudou em relação a sua primeira experiência na Câmara de vereadores?

Continuo atuando da mesma maneira, com projetos voltados ao social, a cultura e educação. O meio ambiente também preocupa este vereador.

O segundo mandato traz mais experiência, mais bagagem e desta vez sou titular da cadeira. Isso acaba te dando mais liberdade de ação.

Você iniciou sua trajetória política no Partido Verde. Por qual motivo decidiu trocar de partido político?

Infelizmente a questão partidária no Brasil é muito complicada. Nem sempre traduz a realidade das ações o que acaba colocando o candidato como um número. Há época quando observei minha situação no grupo do PV, mudei de sigla.

Sobre o apelido político que virou sua marca registrada: “Marcão do Itapetinga”. Você não tem receio que em algum momento esse apelido possa sugerir que você é um candidato apenas voltado aos interesses de um bairro? Já pensou em adotar um outro nome político?

Realmente o apelido colou e não tem como mudar. Talvez a mudança seria negar como já falei o ideal da representatividade regional e minhas origens.

2022 é ano de eleição.  Como você avalia o cenário político nacional?

Um cenário complicado, onde existe uma polarização em dois extremos ideológicos que afetam nosso dia a dia de maneira negativa.

Na sua opinião qual a importância de ter um candidato a Deputado Estadual e Federal da região? Algum nome da região teria seu apoio em uma eventual candidatura?

Um Deputado Estadual seria o melhor dos cenários para Atibaia. Já estive algumas vezes em Brasília e deu para ver como funciona a representatividade de um Deputado Federal. Também tenho recorrido a alguns Deputados Estaduais que muito tem ajudado nosso município.

Qual sua opinião sobre a atual administração municipal? Quais os pontos positivos e negativos?

A atual administração está no caminho certo. A pandemia intimidou um pouco os programas de governo, reduziu verbas e projetos. Mas o governo vem administrando muito bem tudo isso.

Você tem algum projeto que gostaria de ter aprovado e ainda não conseguiu? Tem vontade de concorrer a outros cargos que não o de vereador?

Com certeza. Alguns projetos dependem de recursos e muitas vezes do fator legalidade, alinhamento com o governo, etc.

Quanto a concorrer a outros cargos, costumo dizer que ninguém ingressa na escola para parar no fundamental ou no ensino médio. Creio que todos os que estão na política querem ir mais além.

*O Portal Atibaia News informa que todos os vereadores de Atibaia serão convidados para uma entrevista, no mesmo formato, e com o mesmo objetivo: informar a população sobre a atuação de cada membro da atual Câmara Municipal. Reforçamos que o site não possui nenhuma orientação político partidária para o exercício do bom jornalismo.

VOLTAR