Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 16/01/2022 - 06h48

Atendimento médico gratuíto no Caetetuba

Programa Expedições Científicas e Assistenciais da Faculdade da Santa Casa de São Paulo será realizado em Atibaia entre os dias 20 e 25 de janeiro

O Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC) será realizado em Atibaia mais uma vez. Em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o PECA acontecerá entre os dias 20 e 25 de janeiro, com atendimento médico gratuito para crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade dos condomínios residenciais Jerônimo de Camargo, no Caetetuba.

Do dia 20 ao dia 24 haverá atendimento integral em 24 especialidades no Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM 2 (localizado na Rua Industrial Walter Kloth, s/n, Jd. Imperial) e o agendamento, com vagas limitadas, ocorrerá neste sábado (15), no Salão de Festas do Jerônimo 2, e neste domingo (16), no Salão de Festas do Jerônimo 4, ambos das 8h às 17h. Além disso, nesses dois dias os agentes de saúde também realizarão visitas porta a porta em todos os condomínios Jerônimo de Camargo (1, 2, 3, 4 e 5). Já no dia 25 serão realizados apenas retornos, também no CIEM 2.

Entre as atividades realizadas durante a semana do PECA estará uma roda de conversa on-line “Conflitos Familiares Dificeis” (CONFAD), com a facilitadora Prof.ª Dra. Maria Fernanda Terra, da FCMSCSP, e participação de outros membros especialistas no assunto. O encontro virtual entre a professora e representantes dos setores envolvidos no acolhimento e atendimento da mulher em estado de violência doméstica acontecerá no dia 21, às 15h, via Google Meet, pelo link: https://meet.google.com/duu-dhyv-xda .

A edição 2022 do PECA contará com alunos e profissionais da Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina da FCMSCSP, voluntários de outras profissões e instituições e a equipe da Secretaria de Saúde de Atibaia, todos formando um mutirão para atender demandas da saúde e diminuir eventuais filas de espera de pacientes agendados das unidades básicas de saúde do município.

Programa de extensão universitária e voluntário da FCMSCSP, o PECA pretende estimular o compromisso com o atendimento integral à saúde do paciente e a responsabilidade social dos alunos dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Instituição. Por meio de contato com a realidade socioeconômica e cultural da região visitada, os alunos têm a oportunidade de observar as influências dos fatores regionais e da organização familiar e social no universo do paciente.

O PECA é promovido anualmente, no final do mês de janeiro (período de recesso na faculdade), em um município selecionado no Estado de São Paulo e, normalmente, por dois anos consecutivos – Atibaia já havia recebido o programa em janeiro de 2020.

VOLTAR