Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 10/01/2022 - 08h32

Atibaia adota campanha Janeiro Branco

Início do ano conta com iniciativa para conscientização e prevenção ao adoecimento emocional

No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, repensamos nossas vidas, relações sociais, condições de existência e emoções, com recomeços e metas. Neste mês, a Prefeitura da Estância de Atibaia adotou a campanha Janeiro Branco, idealizada para aproveitar o momento de reflexão e de planejamento atrelado à simbologia de recomeço e colocar esse tema em evidência, promovendo conscientização e prevenção ao adoecimento emocional.

O Janeiro Branco é uma campanha semelhante às campanhas Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata) e seu objetivo é discutir sobre o cuidado com a saúde mental, afinal, como em uma folha ou tela em branco, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem e reescreverem suas próprias histórias. Dessa forma, a campanha Janeiro Branco tem a estratégia de chamar a atenção para os motivos frustrantes de não ter conseguido cumprir alguma meta no ano finalizado. Emoções de final de ano podem gerar decisões precipitadas, preocupações e ansiedade excessiva por não saber lidar com certas situações.

Nos últimos seis anos, o número de pessoas com diagnóstico de depressão aumentou em 34,2%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados informados pela Pesquisa Nacional da Saúde (PNS). Quando se trata de ansiedade, os números também são altos: mais de 9,3% dos brasileiros (aproximadamente 19,4 milhões) sofrem com o transtorno – representando o país com mais ansiedade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a terceira principal causa de morte no Brasil.

Em tempos de pandemia, crises sanitárias, sociais e ecológicas, a saúde mental precisa ser colocada em pauta. O equilíbrio emocional reflete em todos os aspectos da vida e praticar exercícios físicos e atividades cognitivas, buscar socialização, manter uma alimentação saudável e dedicar mais tempo a si mesmo e às pessoas queridas são ações que elevam a autoestima e promovem bem-estar e autocuidado.

VOLTAR