Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 29/04/2021 - 17h03

Atibaia já vacinou mais de 6 mil pessoas contra a gripe Influenza

1ª fase da Campanha vai até dia 10 de maio e imuniza gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 6 anos

A Campanha de Vacinação contra a gripe começou em Atibaia no último dia 12, imunizando até ontem, dia 28 de abril, 6.677 pessoas. De acordo com o balanço da Campanha divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesses cerca de 15 dias de Campanha foram aplicadas 4.167 doses da vacina contra a gripe em crianças e 2.510 em adultos. Na 1ª fase da Campanha, que vai até o dia 10 de maio, estão sendo vacinados gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias.

As gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos estão sendo vacinadas nas unidades de saúde mais próximas da residência. Já os trabalhadores da saúde podem tomar a vacina em qualquer um dos 14 postos de vacinação espalhados pela cidade (veja lista abaixo). A segunda fase da Campanha terá início no dia 11 de maio e irá imunizar idosos (pessoas com mais e 60 anos) e professores das redes pública e privada. Na terceira etapa, a vacina será aplicada em pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe se estende até o dia 9 de julho e a meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários, o que inclui 79,7 milhões de brasileiros. Existem vários tipos (ou cepas) de vírus Influenza, o causador da gripe. Por serem vírus altamente transmissíveis e mutáveis, todo ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) investiga os principais tipos de Influenza que estão em circulação no mundo, recomendando as cepas que deverão compor as vacinas, de forma a torná-las mais efetivas. Seguindo a recomendação da OMS para o hemisfério Sul, a vacina da campanha 2021 imuniza contra 3 cepas do vírus Influenza: A/H1N1 (causador da conhecida gripe suína), A/H3N2 e um subtipo de influenza B (Victoria).

Como a campanha contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19 e não existem estudos da aplicação conjunta das duas vacinas, não é indicada a aplicação das duas vacinas simultaneamente. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe após um intervalo mínimo de 14 dias.

Confira os postos de saúde com vacinação contra influenza em Atibaia:

– UBS Centro – Rua Castro Faffe, 201 – Centro;

– UBS Alvinópolis – Rua Padre Feliciano Grande, 480 – Alvinópolis;

– UBS Ana Cecília Batista de Sá – Rua Ouro Preto, 700 – Flamenguinho;

– UBS Santa Clara – Av. Flávio Pires de Camargo, 1200 – Caetetuba;

– USF Cerejeiras – Rua Washington Luís, 180 – Jd. Cerejeiras;

– USF Ana Nery (USF Imperial) – Rua Pacaembu, S/N – Imperial;

– USF Majuca Macedo (UBS Portão) – Rua Antonio Cunha Leite, S/N – Portão;

– USF Itapetinga – Rua Gerânios, 25 – Retiro das Fontes;

– UBS Maracanã – Rua João Neto, 580 – Maracanã;

– USF Pompeu Vairo (Rio Abaixo) – Estrada do Mingu, S/N – Rio Abaixo;

– USF Boa Vista – Estrada Municipal Juca Sanches, S/N – Boa Vista;

– UBS Tanque – Estrada Velha de Bragança Paulista, 2450 – Tanque;

– USF Cachoeira – Estr. da Cachoeira, S/N – Cachoeira;

– USF São José – R. Mantiqueira, s/n – Caetetuba.

VOLTAR