Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 03/06/2021 - 07h58

Casos de Covid voltam a aumentar na Região Bragantina e Circuito das Águas

Atibaia e Bragança Paulista já tem fila de espera por leitos, enquanto Amparo, Tuiuti e Socorro decretaram lockdown após alta expressiva no número de casos da doença (Foto: Claudia Ferreira - SEMUC/PMBV)

Armando Teixeira JUnior

Na última semana, a região Bragantina registrou um aumento do número de casos de Covid-19, que voltou a pressionar o sistema de saúde das cidades que seguem sobrecarregados e sem vagas de leitos públicos.

Bragança Paulista informou através do boletim emitido na última quarta-feira, dia 02, que a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 no município segue em 100%, tanto em UTIs quanto em enfermarias.

Ainda segundo o boletim 1 paciente da cidade aguarda vaga para internação em UTI e 41 pacientes seguem internados em cidades de outra região, transferidos pela falta de vagas em hospitais locais.

Atibaia também registra 100% de ocupação em leitos de UTI e Enfermaria públicos, e apesar de não ter registro de morte causada pela doença na quarta-feira, dia 02, dez óbitos estão sendo investigados como suspeitos.

Outro dado preocupante é que 9 munícipes de Atibaia aguardam na fila de espera por leitos para Covid-19 (3 Enfermaria e 6 UTI).

Tuiuti, Amparo e Socorro anunciam medidas restritivas e lockdown

Tuiuti registrou, segundo a prefeitura do município, um crescimento acelerado de casos suspeitos, positivos e óbitos causados pela Covid-19 na última semana.

Com isso o poder público optou por entrar em fase emergencial a partir na quarta-feira, dia 02 de junho, com apenas serviços essenciais funcionando.

Ainda segundo a Prefeitura:

Entre os dias 03 e 06 de junho a cidade entra em lockdown, neste período haverá o fechamento de todos os estabelecimentos, inclusive os setores considerados essenciais, exceto farmácias, serviços funerários, ambulância, SAMU e posto de saúde que poderão funcionar seguindo os protocolos sanitários. Os postos de gasolina, poderão funcionar exclusivamente para serviços de abastecimento excepcionalmente no dia 04 e dia 11 de junho.

Entre os dias 07 e 10 de junho a cidade retorna a fase emergencial, quando somente setores essenciais seguem funcionando. O final de semana entre os dias 11, 12 e 13 de junho, Tuiuti retornará ao lockdown seguindo o protocolo anterior.

Socorro

A cidade de Socorro também registrou uma alta expressiva nos casos de Covid-19, e publicou na terça-feira, dia 01, decreto municipal reduzindo as atividades comerciais.

A grande maioria dos serviços não essenciais estará fechado para atendimento presencial, sendo permitido apenas entregas no formato delivery.

Segundo o decreto:

O atendimento presencial nos supermercados, mercados, padarias, açougues e quitandas, será permitido apenas de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos, fica vedado o atendimento presencial, sendo mantido apenas os serviços na modalidade delivery.

Os comércios de grande circulação de pessoas, como os mercados e supermercados, deverão obrigatoriamente fornecer senhas de acesso para seus clientes, de modo que o atendimento presencial não ultrapasse o limite de 30% da sua capacidade máxima, além da necessidade de aferição de temperatura nas portas de acesso ao estabelecimento.

O consumo local nas lanchonetes, pizzarias, restaurantes, cafés, bares, pesqueiros, lojas de conveniências dos postos de combustíveis, quiosques, praças de alimentação, trailers e assemelhados está proibido, sendo admitido somente os serviços na modalidade delivery.

O funcionamento do comércio varejista em geral fica restrito apenas à modalidade delivery. Os salões de beleza, barbearias e estabelecimentos congêneres poderão atender individualmente, mediante agendamento.

Os templos religiosos deverão limitar o atendimento ao máximo de 30% da sua capacidade de acolhimento dos fiéis, observada a necessidade de distanciamento entre as pessoas e aferição de temperatura.

As academias de ginástica, estúdios, centros de treinamentos e similares, deverão permanecer fechados. Os centros de compras, feira de malhas, shopping, galerias e estabelecimentos congêneres, deverão desenvolver suas atividades somente na modalidade delivery. As lojas de materiais para construção em geral, deverão desenvolver suas atividades somente na modalidade delivery.

Ficam suspensas as aulas presencias nas escolas municipais, estaduais e particulares, devendo a continuidade do ensino ser ministrada por meio remoto.

Os postos de combustíveis e farmácias poderão exercer suas atividades sem restrições.

Amparo

A cidade de Amparo decidiu endurecer as medidas restritivas após o colapso do sistema de saúde registrado no final do mês de maio. Em reunião emergencial a Prefeitura Municipal optou por realizar ações drásticas para diminuir a circulação de pessoas e aumentar o isolamento social.

Segundo a Prefeitura de Amparo:

Nesta sexta-feira, dia 04, a cidade entra em lockdown, e apenas farmácias, serviços funerários, hospitalares e de pronto atendimento médico poderão funcionar. As empresas precisarão fazer um cadastro no site da Prefeitura para informar um plano de trabalho, com a lista de profissionais que vão trabalhar. As pessoas que estiverem na rua e não estiverem cadastradas como trabalhadores desses setores, estarão sujeitas a multa de R$ 500,00.

Nos dias de lockdown, o transporte coletivo não funcionará na cidade. As indústrias essenciais da cidade, como de limpeza, produtos da área da saúde, e alimentos, poderão funcionar com 50% dos seus trabalhadores, desde que testados negativos para Covid-19. No sábado e domingo, postos de gasolina também não estarão funcionando em Amparo.

Na próxima semana, de segunda a quinta-feira, Amparo volta à fase emergencial, com apenas serviços essenciais funcionando. No próximo final de semana, dias 11, 12 e 13 de junho, Amparo entrará novamente em lockdown, nos mesmos moldes da semana anterior.

Até o dia 13 de junho, a fiscalização será redobrada na cidade, inclusive com barreiras sanitárias nas principais vias de acesso. 

Com informações:

https://tuiuti.sp.gov.br/

https://www.socorro.sp.gov.br/

https://www.amparo.sp.gov.br/

VOLTAR