Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 31/08/2020 - 14h58

Cirurgias Eletivas e Consultas de Especialidades são retomadas no Hospital Novo com novas medidas de

Hospital Novo Atibaia já realiza procedimentos não emergenciais e consultas de especialidades como Dermatologia, Oftalmologia e Ortopedia respeitando normas rígidas de segurança para evitar a proliferação de COVID-19.

Armando Teixeira Junior

No início da pandemia hospitais de todo o país se viram obrigados a cancelarem todos os atendimentos considerados não urgentes com receio de que suas unidades ficassem superlotadas e com isso prejudicasse ainda mais o combate a disseminação do coronavírus; e em Atibaia não foi diferente.

Meses depois, com a população já acostumada a nova realidade de distanciamento social, uso de máscaras em espaços públicos e protocolos mais rígidos de higiene, algumas atividades já começam a ser retomadas, dentre elas, as consultas não emergenciais e as cirurgias eletivas.

O Hospital Novo Atibaia (HNA), que é referência em nossa região no atendimento de especialidades e cirurgias, através de sua Assessoria de Comunicação, respondeu algumas perguntas do Portal Atibaia News e disponibilizou mais informações sobre esse tema.

Dermatologia, Ortopedia, Oftalmologia e outras especialidades ficaram suspensas durante um período da pandemia. Como está sendo realizado o retorno destas especialidades em relação as medidas de segurança contra o Covid-19?

Em maio deste ano, as consultas foram reiniciadas apenas para pacientes com problemas mais críticos selecionados pelos médicos. Na Dermatologia, tumores de pele mais graves; na Ortopedia, os traumas e na Oftalmologia, os quadros infecciosos, tumores e glaucomas que não podem esperar.

Assim que conseguimos criar esse fluxo, fomos aumentando progressivamente as agendas para os casos menos críticos, respeitando sempre a taxa máxima de 50% de ocupação da sala de espera e evitando aglomerações.

A divulgação visual sempre muito clara e didática a respeito do distanciamento, do uso de máscara e lavagem das mãos.

Os pacientes assim, desde maio, têm acesso as agendas de forma normal, sem restrições, apenas informamos que há uma redução leve ao redor de 20% das vagas das agendas relativas ao período anterior da pandemia.

2) Os pacientes já podem voltar a agendar as "consultas de rotina" nessas especialidades? Qual a orientação do Hospital Novo para esses pacientes?

O Hospital Novo Atibaia está disponibilizando agendas via central de agendamento no telefone 2410.1400 e no site para agendamento on-line de várias especialidades. Todos os setores têm suas peculiaridades, como por exemplo, na endoscopia é feito um inquérito sobre sintomas gripais rigoroso, onde o paciente assina um documento responsabilizando-se pela informação.  Mesmo assim, a equipe utiliza os mesmos equipamentos de proteção que são usados na CTI Respiratória onde ficam os pacientes com COVID-19.

No ambulatório, por exemplo, o exame de espirometria, que é o teste de função pulmonar, também só é realizado no paciente até ele assinar o documento relatando ausência de contatos e sintomas de COVID-19. E também neste exame, como gera aerossóis, ele é o último exame do dia no laboratório, pois logo em seguida, fechamos e bloqueamos a sala, que é a primeira a ser higienizada na manhã seguinte, como se fosse uma sala infectada, com todos os produtos viricidas, mesmo não estando infectada.

Veja que todo esse protocolo é dedicado ao máximo de zelo primeiro com nosso cliente e, em seguida, com nossa equipe. Sabemos que essas medidas aumentam bastante o custo operacional, mas sempre colocaremos a vida acima de tudo no HNA. Essa é nossa história!

3) Muitos pacientes, com medo do Covid-19, têm deixado de lado as consultas importantes. A cardiologia é um exemplo de uma especialidade que não pode ser "deixada para depois". Como orientar essas pessoas, que ainda estão com medo do ambiente hospitalar, a retornarem as consultas?

Sobre a cardiologia, é extremamente importante que o paciente não abandone seu tratamento, pois como dissemos, há todo um cuidado com prevenção de aglomeração. Por exemplo, os elevadores do hospital passaram a ter uma proteção plástica nos seus botões de modo a permitir higiene adequada.

Os médicos são obrigados a cancelar agenda caso atrasarem por qualquer motivo, tudo para o paciente não sofrer qualquer risco de se contaminar nas nossas dependências.

É preciso que se diga que o nosso fluxo do Pronto Socorro, por exemplo, continua separando pacientes com sintomas respiratórios daqueles não respiratórios desde a sala de espera até consultórios e sala de medicação. Portanto, como podem ver, até mesmo procurar o PS para uma situação urgente conseguimos oferecer bastante segurança.

Cirurgias Eletivas retornam com investimentos em segurança de pacientes e profissionais de saúde.

Sobre o retorno das cirurgias eletivas, a Assessoria de Comunicação do HNA disponibilizou ao Portal Atibaia News informações detalhadas dos procedimentos adotados para melhor atender os pacientes:

Em Atibaia, o Hospital Novo Atibaia, instituição que há 49 anos é referência na região bragantina, possui um fluxo especial de atendimento para essas demandas, a fim de que os pacientes possam realizar seu procedimento com segurança. Na ocasião, o paciente recebe uma ligação com 48 a 24 horas antes da cirurgia para a notificação das orientações gerais e verificação de possíveis sinais de mal-estar. Se o paciente apresentar algum desconforto, caso seja necessário, o médico cirurgião é acionado para possível remarcação do procedimento. No dia agendado, o cliente é recepcionado no Setor de Internação, onde é realizado todo processo de atendimento e, após isso, acompanhado pela equipe diretamente até a Unidade de Internação.

De acordo com o médico infectologista, Dr. Murilo Santarsiere Etchebehere, os pacientes não precisam se preocupar, pois todas as medidas de segurança são seguidas desde a entrada ao hospital. “Costumo dizer que o hospital é o local mais seguro para os pacientes, pois seguimos à risca todos os protocolos de segurança impostos pelo Ministério da Saúde, não apenas para Covid-19, como para demais contaminações virais e bacterianas. Além disso, pacientes com qualquer sintoma gripal são recebidos em um local distinto para que não haja nenhum tipo de contato com os demais”, contou o infectologista.

O Hospital Novo Atibaia também realizou investimentos para intensificar as medidas de segurança com EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva). “Embora o momento exija cuidados, não podemos descuidar da nossa saúde, por isso, em prol da segurança dos pacientes, fizemos um maior investimento financeiro para que todas as normas exigidas pelo Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde) sejam devidamente cumpridas”, contou o CEO do Hospital Novo Atibaia, Darcy Lisbão M. de Carvalho.

Viricidas (Substância utilizada para exterminar vírus, organismo microscópico causador de várias doenças)

VOLTAR