Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 13/06/2021 - 10h18

Com alta fila de espera por leitos, maioria das mortes por Covid-19 em Atibaia acontece no Sistema Público de Saúde

Média de óbitos dos últimos 30 dias aponta que aproximadamente 78% dos casos fatais de moradores de Atibaia aconteceram em hospitais públicos

Armando Teixeira Junior

Atibaia registrou nos últimos dias um aumento significativo do número de casos de Covid-19, o que acabou por aumentar ainda mais as filas de espera por leitos em hospitais da rede pública.

A região bragantina está com leitos esgotados e pacientes são transferidos para cidades de outra região de acordo com Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS) que é gerenciada pelo Estado de São Paulo.

Na última semana Atibaia chegou a registrar, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde uma fila de espera de 58 pacientes do município, sendo 22 para UTIs e 36 para leitos de enfermaria.

Segundo levantamento do Portal Atibaia News, entre os dias 11 de maio e 10 de junho, período em que, com exceção da última semana, houve até uma redução e estabilidade do número de casos, foram registradas 32 mortes por Covid-19 em Atibaia, sendo que apenas 7 aconteceram em hospitais particulares.

Hospitais públicos registraram 25 mortes, o que corresponde a aproximadamente 78% do total.

Número de Óbitos em Hospitais Públicos de 11 de maio à 10 de junho: 25

Santa Casa de Atibaia - 16
Santa Casa de Bragança - 2
AME Campinas - 3
Hospital Bragantino - 4

Número de Óbitos em Hospitais Privados de 11 de maio à 10 de junho: 25

Albert Sabin - 3
Hospital Novo - 3
Intermédica Jundiaí – 1

Após análise dos números de casos de Covid-19 no município, o Portal Atibaia News encaminhou alguns questionamentos a Prefeitura de Atibaia, que foram respondidos através de sua Assessoria de Comunicação.

Importante frisar que os questionamentos foram enviados no início da semana, antes do pronunciamento do Prefeito Emil Ono, realizado na última quinta-feira, dia 10.

As respostas foram encaminhadas a nossa redação apenas na tarde de sexta-feira dia 11.

Por esse motivo não constam nas perguntas questionamentos específicos sobre a decisão do município em manter o comércio funcionando e não adotar novas restrições, assim como a decisão de aumentar a fiscalização para evitar aglomerações.

Abaixo as perguntas e as respostas enviadas para o Portal Atibaia News.

Como a Secretaria de Saúde avalia a situação atual de casos de Covid-19 no município?

Atibaia registrou números baixos por várias semanas, mas, infelizmente, os números estão voltando a crescer, apesar de não termos registrado óbitos nos últimos dois dias. Entendemos que isso aconteceu porque a população relaxou no cumprimento das medidas de prevenção. Por este motivo, a Prefeitura ampliou as equipes de fiscalização e intensificou a ação nas ruas e estabelecimentos comerciais.

A Prefeitura pede que a população respeite os protocolos e as medidas sanitárias impostas por decreto para que possamos conter a curva de contaminação e evitar mais internações por Covid-19.

A situação de atendimento na rede pública de saúde chegou a apresentar 17 pacientes aguardando vagas na UTI e 10 aguardando vagas de enfermaria em um único dia. Bragança Paulista também apresenta números preocupantes. Atibaia pretende adotar alguma medida para conter essa sobrecarga no sistema público de saúde?

(Observação: após a pauta desta matéria ser enviada, Atibaia chegou a registrar números ainda mais expressivos, com 58 pacientes em fila de espera, sendo 22 para UTIs e 36 para leitos de enfermaria)

Além dos leitos próprios para atendimento de pacientes com Covid, tanto na Enfermaria quanto na UTI, a Santa Casa de Atibaia disponibilizou leitos de retaguarda para casos da COVID-19, que são leitos comuns com respirador e monitor cardíaco. Entretanto, como são leitos adaptados, estes casos, mesmo sendo assistidos pela rede de saúde do município, são inseridos na lista de espera do sistema CROSS para aguardar um atendimento mais estruturado nos leitos disponibilizados pelo Estado de São Paulo.

Amparo, Socorro e Tuiuti, cidades próximas voltaram a decretar lockdown em atividades comerciais. Podem ser necessárias novas medidas de isolamento social com fechamento parcial ou total do comércio em Atibaia?

A Prefeitura da Estância de Atibaia informa que o último decreto foi publicado em 7 de maio e desde esta data não houve novas medidas de flexibilização.

Na última semana foi intensificado o trabalho de fiscalização devido ao aumento de denúncias por aglomerações clandestinas. Somente neste feriado de Corpus Christi foram realizadas 88 ações de fiscalizações nos comércios de Atibaia. O comércio que não estiver seguindo as normas do Decreto terá seu estabelecimento multado e fechado. Em caso de festas clandestinas e aglomerações em residências, há um trabalho de fiscalização e dispersão realizado pela GCM e Polícia Militar.

Quais seriam as soluções imediatas para atender esses pacientes que aguardam atendimento?

Já tomamos as medidas necessárias para atender esses pacientes, disponibilizando leitos adaptados na Santa Casa de Atibaia, que chamamos de leitos de retaguarda, até que o sistema CROSS defina a transferência dos pacientes. Todos os pacientes na fila do sistema CROSS estão sendo assistidos de alguma forma.

Foto ilustrativa: Michel Dantas/AFP

VOLTAR