Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 21/01/2021 - 14h07

Como será o Plano Municipal de Imunização

A vacinação teve início na manhã desta quinta-feira (21), no Posto de Saúde do Centro

Armando Teixeira Junior

O Portal Atibaia News, em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Atibaia, fez questionamentos sobre como será o plano de imunização municipal.

Segundo a Secretaria da Saúde já existe um plano pronto, aguardando apenas a disponibilidade de um maior número de doses da vacina.

Já foram definidos 14 pontos da cidade que serão utilizados como Postos de Vacinação.

Neste primeiro momento a população não deve comparecer nem procurar locais para se vacinarem, uma vez que as 2.120 doses recebidas serão apenas aplicadas em profissionais da saúde na linha de frente do combate ao Coronavírus.

Sobre a logística para esta primeira etapa, a Prefeitura informou que: “Neste momento vamos distribuir nos hospitais que nos passaram uma lista dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente e, também vacinaremos os profissionais de saúde do SAMU, Santa Casa e Unidades de Saúde de Atibaia.”

Também questionamos se idosos terão acesso a vacina em breve e se em casos de dificuldades de locomoção, poderão receber a imunização em casa.

“Ainda não temos previsão do Estado para os demais grupos. Porém vamos seguir o mesmo plano de vacinação da H1N1, por exemplo.”

Ainda segundo informações, neste primeiro momento Atibaia receberá apenas doses da Coronavac, sem previsão do Governo Estadual e Federal para outras vacinas de outros laboratórios.

Sobre a possibilidade da falta de insumos (luvas, seringas e agulhas, por exemplo) para vacinação, que recentemente foram notícia em diversos jornais nacionais, a situação do município até o momento é tranquila.

“Temos 60 mil seringas e agulhas, suficiente para este início de campanha, mas receberemos ainda mais insumos do Governo Estadual.” Informou a Secretaria de Saúde.

 

 

VOLTAR