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POSTADO EM 12/01/2021 - 22h27

Fluxo de atendimento do Laboratório do HNA será revisto após altas nos casos de Covid-19

Leitora do Portal Atibaia News enviou reclamação sobre a impossibilidade de atendimento remoto do laboratório do Hospital Novo Atibaia após testar positivo para Covid-19.

Armando Teixeira Junior

O Portal Atibaia News, recebeu através de sua página no Facebook uma reclamação para o “Espaço do Leitor”, apontando problemas no fluxo de atendimento do laboratório do Hospital Novo Atibaia.

Segundo a leitora, existem falhas de protocolo que poderiam expor pacientes convencionais a outros que estão realizando testagem para Covid-19. Segue abaixo na íntegra o relato da leitora Érica Pimenta.

“Aproveito para manifestar a minha indignação com o laboratório do Hospital Novo Atibaia.
Depois de apresentar os sintomas e ter tido contato com duas pessoas que deram positivo para a covid, fui realizar o exame de PCR no laboratório do hospital. Para minha surpresa o mesmo local que realiza o exame é também o local que temos que retirar o resultado (isso mesmo, o resultado tem que ser retirado PRESENCIALMENTE). 
Eu já esperava que meu exame fosse dar positivo e ainda assim tive que ir hoje buscar o resultado. Chegando lá me deparo com um saguão lotado, ocupado por pessoas que estavam indo realizar exames e outras indo buscar. Me senti super mal em colocar aquelas pessoas em risco e inclusive os atendentes.
Com receio de contaminar outras pessoas fiquei do lado de fora do laboratório aguardando a minha vez. Aguardei por 40 minutos, minha senha era a 51 e estavam no 33 quando cheguei.
Quantos desses aguardando não estavam contaminados??? Quantos desses estavam lá dentro transmitindo o vírus para aqueles que sequer foram realizar exames de Covid? Isso mesmo, o laboratório realiza todos os exames no mesmo local.
Com tanta tecnologia por que os resultados não ficam disponíveis para o paciente via online?
Questionei tudo isso e me disse chocada com o risco no qual eles estão colocando as pessoas e seus funcionários.
 Fui orientada a entrar em contato com a ouvidoria do hospital, é assim farei amanhã.
Isso certamente está aumentando o número de infectados na nossa cidade. Algo precisa ser feito para evitar essa irresponsabilidade e descaso diante de uma doença que age como uma verdadeira roleta russa.
E se eu não buscasse o exame e pedisse alguém para buscá-lo? Eu não teria coragem de colocar alguém ali naquelas condições.
O que precisa ser feito com urgência é separar as pessoas que vão realizar o PCR daquelas que estão ali por outro motivo, e disponibilizar os resultados pela internet. Uma decisão como essa certamente vai evitar a contaminação de muitas pessoas. 
À princípio a única dica que posso dar, evitem o laboratório do Hospital Novo Atibaia.”

O Portal Atibaia News encaminhou a reclamação a Assessoria de Comunicação do Hospital Novo Atibaia que prontamente respondeu através de uma nota à imprensa que reproduzimos abaixo.

“O Hospital Novo Atibaia esclarece que mediante o alto volume de exames no laboratório, a comissão Covid-19 da instituição está revendo o fluxo do local e realizando ajustes na estrutura física.”

O Portal Atibaia News reforça que as reclamações e denúncias publicadas no “Espaço do Leitor” não refletem o posicionamento do veículo sobre os assuntos abordados, sendo as opiniões exclusivas dos leitores. O Portal Atibaia News encaminha as demandas aos órgãos responsáveis, e solicita as autoridades responsáveis um posicionamento para a publicação das matérias.

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