Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 14/02/2021 - 19h44

Grupo de estudos dos sonhos abre inscrições para profissionais da área de psicologia

Portal Atibaia News entrevistou a psicóloga clínica Bernardete Pacheco que explicou como a psicologia auxilia na interpretação dos sonhos.

Por Armando Teixeira Junior

Qual o significado dos nossos sonhos? Quem nunca dormiu e acordou no dia seguinte intrigado porque sonhou com algo estranho, diferente ou curioso?

Não raro, as pessoas procuram na internet, respostas quando sonham que alguém próximo faleceu, quando sonham com gravidez, familiares que estão distantes e até com animais. Algumas respostas encontradas seguem uma linha mais mística, sem nenhuma relação com a ciência, o que muitos, no entanto, não sabem é que a psicologia desenvolve estudos sérios sobre o assunto tentando compreender o que o a linguagem onírica tenta revelar sobre nós.

Bernardete Pacheco, Mestra em Psicologia Clínica, especializada em saúde, luto e sonhos, está organizando um Grupo de Estudos de Sonhos, voltado para o aprofundamento didático terapêutico para psicólogos, estudantes e terapeutas. Com inscrições abertas, os encontros serão mensais e online.

O Portal Atibaia News, realizou uma breve entrevista com a psicóloga que explicou detalhes sobre o curso e como a psicologia explica e interpreta os sonhos.

Portal Atibaia News: É comum as pessoas terem curiosidade sobre o significado dos sonhos. Existem "razões" que justifica determinados sonhos ou eles acontecem de forma aleatória?

Bernardete Pacheco: Sou Psicóloga Clínica estudiosa de Sonhos há muitos anos, o que me levou ao trabalho de mestrado. Nessa ocasião pesquisei a interferência e ajuda dos sonhos no processamento do luto. Os sonhos mostram-se ocupados com nossa rotina e em dissolver estresse antigo e atual. Também trazem temas relacionados com nossa evolução pessoal e solução de problemas.

Então, nossos sonhos são verdadeiras mensagens de nosso inconsciente auxiliando-nos na vida vigil ou consciente

Prestar atenção aos sonhos é terapêutico em si, mesmo que não o compreendamos por inteiro. E é bom entender que a linguagem do sonhar é simbólica, portanto diferente, mas cheia de representações a favor de nosso amadurecimento.

Qual a relação da psicologia com a compreensão dos sonhos? É possível fazer uma análise dos sonhos?

A psicologia se ocupa da interpretação de sonhos por ser uma via de autoconhecimento genuína produzida pelo inconsciente do próprio sonhador. Os sonhos podem premonitórios, compensadores e ajudam na superação de desafios da vida. Os sonhos também estimulam o autodesenvolvimento.

As análises de sonhos mais precisas são feitas com a participação do sonhador /sonhadora. Aprender a linguagem simbólica dos sonhos é uma forma de estudar nossa história pessoal e de resolver conflitos. Enfim, é uma boa ferramenta para a auto observação.

Como funciona o grupo de estudos que você está organizando? Pessoas comuns interessadas no assunto podem participar ou apenas estudantes e profissionais da área de psicologia?

O grupo de estudos de sonhos possibilita auto transformação pessoal e competência profissional. Ele está direcionado para estudiosos da saúde e da psicologia. Teremos encontros mensais on-line em Sábados.

Faremos estudos teóricos e vivências de técnicas, analisaremos sonhos em grupo com o devido cuidado ético.

Podemos sim, formar outro grupo para leigos, como aconteceu em 2020. Isso depende da procura.

O que são casos "oniricos"? Como o curso auxilia os participantes nesses casos?

Casos oníricos na realidade se referem à compreensão da dinâmica e da conduta terapêutica necessária em função de uma série de sonhos estudados.

Quando registramos nossos sonhos, com data e comentários já avançamos em autodesenvolvimento. Porque os sonhos têm dicas e compensacoes para com a consciência.

 Há um ditado que diz: dormimos para sonhar! Pois nossa mente, sono, saúde e corpo formam uma unidade que se beneficiam com o ato neurofisiológico do sonhar.

O curso brinda os participantes com o estudo de si mesmo, da teoria e da técnica de interpretação e com as vivências que ensinam uma melhor atuação profissional.

Bernardete Pacheco

Psicóloga, Mestrado em Psicologia Clínica/ saúde, luto e sonhos.

Mais informações sobre o curso:

bernardetepacheco.com

WhatsApp: (11) 4412-3981

VOLTAR