Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 18/05/2020 - 18h13

Hospitais de Atibaia tem ocupação moderada para COVID-19

Com rumores de subnotificação de casos de COVID 19, informações oficiais mostram a ocupação de leitos de enfermaria e UTI nos principais hospitais de Atibaia

Armando Teixeira Junior

Durante a última semana o Portal Atibaia News recebeu a reclamação de leitores que informavam que havia subnotificação de casos de COVID-19 no município. Alguns profissionais ligados à área da saúde, pedindo para não serem identificados, afirmaram que o número de leitos ocupados em hospitais em Atibaia era maior do que o informado nos boletins disponibilizados pelo órgãos oficiais do município.

O Portal Atibaia News entrou em contato com a Assessoria de Imprensa de Atibaia, que atendeu nossas solicitações e questionamentos fornecendo de forma detalhada os seguintes dados atualizados. Abaixo, na íntegra o documento enviado pela Secretaria de Saúde de Atibaia.

Atibaia, 15 de maio de 2020.

Primeiramente temos a informar que o processo de ocupação de leitos por pacientes suspeitos de COVID-19 é dinâmico devido aos possíveis desfechos.

Manter atualizadas informações sobre internações hospitalares depende do envio das mesmas diariamente e esse fluxo só tem sido cumprido pelos hospitais do município, público e privados e pelo Hospital Bragantino. Os hospitais da Capital e das demais cidades não nos informam de maneira sistemática se um residente de Atibaia for internado. Nossa Vigilância Epidemiológica procura adotar essa prática em todas as doenças de notificação compulsória. Pesquisamos várias vezes ao dia, inclusive aos finais de semana os sistemas de informação em busca de dados.

PERGUNTA - Quantos leitos de enfermaria estão reservados para pacientes de Atibaia e quantos estão ocupados, no momento?

Conforme pode ser verificado na tabela abaixo, contamos com 40 leitos de enfermaria para COVID-19, dos quais 12 são leitos-SUS e 33 são leitos de UTI, dos quais 5 são leitos-SUS. Na Santa Casa de Atibaia são disponibilizados 6 leitos de UTI para casos não COVID-19.

Número de leitos para adultos no município de Atibaia e sua ocupação atual

Hospital

Enfermaria

UTI

Nº Leitos

Nº Pacientes Internados

% Ocupação


Leitos

Nº Pacientes Internados

% Ocupação

Hospital Bragantino

4

4

100

5

1

20

Hospital Albert Sabin

12

2

17

6

-

-

Hospital Novo Atibaia

16

14

88

16

5

32

Santa Casa de Atibaia

8

1

13

6

5

84

Total

40

21

53

33

11

34


Os hospitais Albert Sabin, Novo Atibaia e Universitário São Francisco (HUSF) são privados, com convênio próprio e que atendem também outros planos privados e empresariais de saúde, cobrindo pessoas, famílias e empresas que inclusive extrapolam o Estado de São Paulo. A Santa Casa e os hospitais privados de Atibaia definiram leitos COVID-19 conforme citado acima e esta definição pode ser flexibilizada de acordo com a necessidade, mas no momento está assim estabelecida.

No Hospital Bragantino foram contratados leitos de enfermaria e UTI para ampliar o atendimento de casos graves de COVID-19 exclusivos para residentes em Atibaia. No HUSF, Unicamp e hospitais de Mairiporã não há leitos à população de Atibaia e nem noutros municípios.

É importante destacar que de acordo com o Artigo 17, item IX da Lei 8080/1990, compete à direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) “identificar estabelecimentos hospitalares de referência e gerir sistemas públicos de alta complexidade, de referência estadual e regional”. Nestes serviços estão incluídos os leitos em Unidade de Terapia Intensiva.

Os serviços de alta complexidade, como leitos de UTI são disponibilizados mediante regionalização e regulados pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Atibaia pertence à Região Bragantina, que compreende 11 municípios, com os quais compartilha.

15 leitos de UTI localizados no HUSF e 04 leitos de UTI na Santa Casa de Bragança Paulista, custeados pelo Estado. Estes leitos atualmente são ocupados com internações de pacientes COVID- 19 e de outras doenças não COVID-19.

Pelo menos parte ou a totalidade dos leitos de UTI da Santa Casa de Atibaia destinados a casos não COVID-19, podem vir a ser utilizados para COVID-19 em situação de emergência por falta de acesso a leitos da Região.

Tendo a percepção de insuficiência de leitos de UTI e buscando evitar desassistência aos pacientes, a Gestão do município contratou leitos de UTI e Enfermaria no Hospital Bragantino, situado em Bragança Paulista, complementando os recursos municipais para o enfrentamento da pandemia. Este hospital tinha um andar livre, com possibilidade de utilização exclusiva para internações COVID-19.

Paralelamente, vêm sendo realizados esforços em conjunto aos demais Secretários Municipais de Saúde da Região Bragantina para agilizar com a Secretaria Estadual da Saúde, a habilitação de novos leitos de UTI para a região, custeados pelo Ministério da Saúde e regulados pela CROSS. Estão previstos mais 10 leitos na HUSF, 7 leitos em Socorro, 6 leitos na Santa Casa de Bragança e 10 leitos no Hospital Bragantino.

Hospital

UTI – atual (custeio Estadual / Federal)

UTI – previsto com a habilitação dos novos

leitos

Hospital Bragantino

0

10

HUSF

15

25

Santa Casa de Bragança

4

10

Santa Casa de Socorro

0

7

Total

19

52


É fundamental que continuem todos os esforços para manter o máximo de distanciamento social, as medidas de higiene pessoal, doméstica, nos locais de trabalho, o uso de máscaras, isolamento social e quarentena quando for possível. Estas ações são imprescindíveis para que não haja aumento exacerbado no número de casos, com evoluções desfavoráveis.

Dra. Rita de Cássia Faria Bergo
Divisão de Vigilância Epidemiológica
CRM 57730

Segundo os dados fornecidos pela Secretaria de Saúde, a ocupação total de leitos de enfermaria é 53%, portanto pouco mais da metade, mas ganham destaque situações específicas como 100% de ocupação da enfermaria do Hospital Bragantino destinada a pacientes de Atibaia e 88% de ocupação dos leitos de enfermaria do Hospital Novo Atibaia.

Os leitos de UTI, tem ocupação ainda menor se considerarmos a totalidade, com apenas 34% dos leitos disponíveis ocupados, sendo preocupante apenas a situação da Santa Casa de Atibaia, que tem 5 de 6 leitos ocupados (84%).

Agradecemos a Assessoria de Imprensa de Atibaia e a Secretaria da Saúde pelo pronto atendimento da solicitação de nossos leitores, e reforçamos o compromisso de nosso portal com a verdade, tentando encontrar falhas que possam gerar possíveis subnotificações, mas atentos para não disseminar nenhum tipo de fake news, que em sua maioria causam pânico desnecessário. Por esse motivo não divulgamos aqui nenhum número trazido pelos leitores, por não serem dados oficiais, passíveis de serem comprovados.

VOLTAR