Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 02/07/2025 - 18h25

Jovem de Atibaia cria projeto sobre saúde feminina e recebe resposta oficial do gabinete do Vice-Presidente Geraldo Alckmin

Bruna Maria Euzébio criou o projeto “Saúde da Mulher Jovem” após experiência pessoal com tumor raro

Foto: Arquivo pessoal

“Prevenir é melhor que remediar”. A frase tão famosa na cultura popular está no centro da história da jovem Bruna Maria Euzébio, moradora de Atibaia e responsável pela criação do projeto “Saúde da Mulher Jovem”.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News

Aos 25 anos, Bruna, realizou uma ultrassonografia de rotina — solicitada pela sua ginecologista, e mesmo sem sintomas, o exame revelou uma formação mamária incomum.

Hoje aos 30 anos e após descobrir e tratar um tumor raro, ela compartilha sua experiência nas redes sociais e tenta dar visibilidade ao seu projeto, voltado a saúde da mulher jovem, com foco na prevenção.

A descoberta de um nódulo em um exame de rotina sempre assusta, e com Bruna não foi diferente.  Depois do primeiro diagnóstico ainda incerto, foi necessário o acompanhamento com um médico mastologista, e eis que seis meses depois, um novo exame apontou uma evolução do tumor, que levou à biópsia e ao diagnóstico definitivo: se tratava de um tumor filoide benigno — uma neoplasia rara, que corresponde a menos de 1% dos tumores mamários, com tendência a crescer rapidamente e que demanda remoção cirúrgica para reduzir o risco de recidivas.

Sempre orientada por médicos, Bruna seguiu acompanhando a evolução do caso por quatro anos, até optar pela remoção cirúrgica do nódulo.    

Experiência pessoal se transformou em projeto que chegou ao gabinete do vice presidente Geraldo Alckmin

Após o susto de descobrir um tumor raro, Bruna decidiu que sua história podia também ajudar e inspirar muitas outras mulheres jovens a cuidarem de sua saúde desde cedo, com visitas regulares ao ginecologista e a realização de exames de rotina, mesmo quando não existam sintomas aparentes de que algo não está bem na saúde.

O projeto “Saúde da Mulher Jovem”, promove a conscientização sobre a importância de exames preventivos (ultrassonografia, mamografia,exames hormonais), não apenas para câncer de mama, mas também para condições como miomas, síndrome do ovário policístico, endometriose e distúrbios hormonais.


Bruna enviou o projeto por email

Em 20 de maio deste ano, o projeto que havia sido enviado por e-mail, recebeu uma resposta oficial do gabinete do vice‑presidente Geraldo Alckmin, que reconheceu que ali estava “uma valiosa expressão de cidadania” e encaminhou o texto para o Ministério da Saúde.

Segundo Bruna o projeto já conta também com o apoio de diversos outros políticos como o Deputado Federal Saulo Pedroso, o Deputado Estadual Márcio Nakashima , a Ex-Vereadora Ana Paula Beathalter, o atual Prefeito de Atibaia, Daniel Martins entre outros.

Através de suas redes sociais, e em seu Instagram, que já conta com mais de 13 mil seguidores, Bruna ainda compartilha dicas de autocuidado, empoderamento feminino e detecção precoce de sinais ginecológicos.

@bruna.m.euzebio

VOLTAR