Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 29/05/2021 - 19h54

Mãe reclama falta de atendimento adequado a crianças com TEA em Atibaia.

Prefeitura afirma que rede municipal possui educadores especializados em escolas de todos os bairros da cidade (Foto: Progene)

Armando Teixeira Junior

O Portal Atibaia News recebeu através de seu “Espaço do Leitor” a reclamação de uma mãe que afirma que seu filho de 3 anos, que é portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA), passa por diversas dificuldades para encontrar atendimento adequado no município.

Liliane Cristina de Jesus da Guarda, moradora do bairro Jd. Maracanã em Atibaia, conversou com nossa equipe e explicou a situação de seu filho.

“Meu filho de 3 anos tem transtorno do espectro do autismo (TEA) grau moderado, não fala e tem dificuldade sensorial. Quando cheguei em Atibaia há 2 anos atrás, fui atrás de escolas mas percebi que nenhuma tinha crianças especiais, pelo menos no bairro onde morava. Também não tinha professores ou profissionais com especialização para educação especial.”

Liliane também disse que procurou a APAE por diversas vezes e não conseguiu ajuda.

“Procurei por diversas vezes a APAE, e a mesma diz ter uma fila enorme para terapias e atendimento, tentei solicitar serviços que seriam essenciais para um autista, como neuropediatria, fonoaudiólogo e psicoterapias, tudo sem sucesso algum até mesmo para uma simples avaliação”, Afirmou.

Atualmente ela cuida de seu filho em casa, mas diz que espera ajuda do município principalmente em áreas como educação e saúde.

“ Gostaria que fossem cumpridos os direitos do meu filho, de poder estudar e ter um profissional especializado cuidando dele.  Queria mais acessibilidade para pessoas especiais pois não vejo nem mesmo médicos nos Postos de Saúde, e precisamos de neurologistas e psiquiatras. Tenho 3 filhos e participo muito da vida escolar deles e o que eu vejo é uma grande necessidade de inclusão que aqui em Atibaia quase não se vê.” Conclui.

O Portal Atibaia News encaminhou as reclamações e algumas perguntas a Prefeitura de Atibaia, através de sua Assessoria de Comunicação, assim como tentamos contato com a APAE do município para saber se existem vagas para atendimento no local.

Prefeitura afirma que possui atendimento adequado a alunos com TEA

A Prefeitura respondeu a todas as questões solicitadas pelo Portal Atibaia News e afirmou que possui atendimento direcionado a crianças com TEA nas escolas municipais, assim como atividades esportivas e atendimento médico com especialidades.

Abaixo as respostas na íntegra.

Portal Atibaia News: Atibaia possui escolas e profissionais de educação especial para acolher alunos com TEA?

Na Rede Municipal de Ensino há 16 salas de recursos multifuncionais, distribuídas por escolas, em todos os bairros da cidade.

Os professores vinculados a essas salas são educadores que atendem na área de Educação Especial e Inclusiva, e eles recebem formação continuada para atender às especificidades de todas as áreas de deficiência, inclusive alunos com TEA.

Esses educadores são professores de Atendimento Educacional Especializado – AEE e possuem uma escola polo, mas atendem às escolas do entorno.

No caso de alunos de creches, eles realizam acompanhamento e orientação nas unidades.

Para alunos a partir dos quatro anos, conforme legislação federal, são oferecidos atendimento e acompanhamento, além de orientação aos professores e profissionais de apoio, quando o aluno ainda não apresenta autonomia para as atividades de vida diária (higiene, uso do banheiro, troca de fralda e alimentação).

Quanto aos alunos com suspeita de TEA matriculados na Rede Municipal, a Prefeitura realiza o rastreio – uma avaliação que aponta se o estudante está no espectro autista ou não e quais áreas de desenvolvimento estão afetadas.

Para alunos com diagnóstico de TEA, acontece o acompanhamento pelo Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional – CAADE, com profissional especializado em Análise do Comportamento Aplicada – ABA, que atende alunos graves e também orienta e capacita os professores do AEE para o atendimento adequado no ensino regular e no AEE.

Portal Atibaia News: Existe algum outro tipo de atividade sócio inclusiva para este público? O município oferece algum tipo de esporte adaptado, oficinas, atividades lúdicas para grupos com diferentes graus de autismo?

A Prefeitura oferece atividade aquática, desde a creche, aos alunos cujos familiares podem acompanhar. Além disso, há várias entidades parceiras da Secretaria de Esportes e Lazer que oferecem no município, gratuitamente, atividades esportivas específicas, como modalidades adaptadas.

Portal Atibaia News: Como as escolas municipais acolhem e trabalham com alunos que apresentam diferentes graus de TEA?

Primeiramente a escola realiza a matrícula, conhece a família e o aluno através de Anamnese realizada pelo professor do AEE. Então há a oferta de segunda matrícula para o aluno, observação em sala regular e avaliação inicial para verificar as necessidades do estudante. Caso o aluno apresente grave comprometimento, ele é encaminhado para uma avaliação inicial no CAADE (ABA) e, se necessário, há a oferta de profissional de apoio, conforme Nota Técnica nº 19 -SECADI, e demais providências e acompanhamentos, além do suporte pedagógico por meio do atendimento.

Portal Atibaia News: Em relação a saúde, quais os procedimentos necessários para que os pais de uma criança com TEA tenham acesso a especialidades médicas como fonoaudiologia, neurologia e acompanhamento com psicólogos e psiquiatras?

Em relação aos cuidados de saúde, a família deve procurar nas unidades de saúde do município atendimento com pediatra para que, se for o caso, ele realize os encaminhamentos necessários. No município há ainda o Ambulatório de Saúde Mental, próprio para o atendimento de pessoas que apresentem necessidade de tratamento específico.

Procurada pela nossa reportagem a APAE de Atibaia não respondeu a nosso contato até a publicação desta matéria.

VOLTAR