Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 05/04/2021 - 15h10

Março é o mês mais letal da pandemia com 57 óbitos em Atibaia.

Número ainda pode ser maior, 8 óbitos suspeitos aguardam confirmação. Em três meses, 2021 já supera número de mortes de 2020.

Armando Teixeira Junior

A cidade de Atibaia registrou o pior mês no combate a pandemia. Com 57 óbitos causados pela Covid-19, e 8 casos aguardando confirmação, março foi o reflexo do que aconteceu em diversas cidades do Estado de São Paulo, que sofreram com a alta repentina de casos e com a superlotação do sistema de saúde, com filas de espera por leitos de UTI e enfermaria. 

Os números disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde revelam que o vírus se tornou muito mais letal e têm atingido cada vez mais jovens e adultos com menos de 60 anos. 

Em matéria publicada na primeira quinzena de janeiro deste ano, os dados apontavam que entre 77 mortes registradas até então, apenas 15 vítimas tinham menos de 60 anos. Até o momento com 184 óbitos confirmados, já são 43 vítimas entre jovens e adultos até 59 anos. 

Uma criança de 4 anos e um adulto de 21 anos foram as vítimas mais jovens da Covid-19 em Atibaia, homens são a maioria entre os casos fatais com 102 (55,5%) óbitos contra 82 (44,5%) em relação as mulheres. 

Outro ponto importante é que das 184 mortes, 125 pacientes tinham histórico de doenças de base, 23 não possuíam nenhum tipo de doença; os demais não informaram com precisão esses dados. 

A maioria dos óbitos aconteceram no sistema público de saúde, 61% dos casos ou 112 mortes, enquanto apenas 32% dos pacientes(52) faleceram em decorrência da Covid-19 em hospitais particulares. 

Os números e estatísticas demonstram portanto que a pandemia está longe do final, e atingiu em março seu ponto mais crítico na cidade de Atibaia, o que reforça a importância de seguir de forma ainda mais intensa as recomendações dos protocolos de saúde, como distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos  e evitar  ao máximo aglomerações.  

 

VOLTAR