Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 20/05/2022 - 18h08

Prefeitura de Atibaia faz parceria com clínica de fisioterapia da UNIFAAT para atendimento de usuários do SUS

Mais de 900 atendimentos já foram realizados em Atibaia desde o início dos serviços, em fevereiro

Na última quarta-feira (18) foi oficialmente inaugurada em Atibaia a Clínica de Fisioterapia da UNIFAAT, a mais completa da região ligada à rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a clínica fortaleceu o sistema de saúde municipal, já que para ser atendido o usuário precisa ser encaminhado pela rede SUS de Atibaia.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a parceria teve início em fevereiro, quando o município registrava uma demanda reprimida de mais de 300 pacientes. Conforme a Pasta, atualmente os atendimentos em fisioterapia na cidade já estão normalizados, pois além da parceria com a UNIFAAT, a Prefeitura também contratou seis fisioterapeutas e estruturou o atendimento na área por meio do Programa “Mais Esporte é Mais Saúde”, promovido em conjunto com a Secretaria de Esportes e Lazer do município.

Segundo a UNIFAAT, a Clínica de Fisioterapia foi implantada durante a pandemia, período em que houve um aumento significativo no quadro de pessoas que necessitaram de atendimento. Conforme o centro universitário, mais de 900 atendimentos já haviam sido realizados mesmo antes da inauguração formal, e a missão da instituição, para além da formação de excelentes profissionais para o mercado de trabalho de Atibaia e região é, principalmente, ser um espaço de saúde para servir a comunidade.

A clínica oferece atendimentos em diversas áreas: fisioterapia ortopédica, neurologia infantil, neurologia adulto, reabilitação pulmonar, reabilitação cardiovascular, oncológica, fisioterapia esportiva e fisioterapia respiratória (adultos e crianças). Na área da saúde da mulher são oferecidos atendimentos em obstetrícia, ginecologia e a técnica Pilates, que se soma, de forma isolada ou complementar, aos tratamentos.

A clínica dispõe de equipamentos modernos na assistência fisioterapêutica. Entre eles, destacam-se a telemetria para monitorar o traçado eletrocardiográfico em tempo real de pacientes em um programa de Reabilitação Cardiovascular; um aparelho de eletroneuromigrafia que auxilia a avaliação de pacientes neurológicos; e o equipamento do método PediaSuit para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos que afetam as funções motoras e cognitivas.

O evento de inauguração da clínica foi realizado no Auditório da UNIFAAT e contou com a presença de autoridades locais e regionais, profissionais da área da saúde, diretores da instituição, professores, alunos e imprensa.

A Clínica de Fisioterapia da UNIFAAT está localizada no Campus Manoel Ferraz (Estrada Municipal Juca Sanches, nº 1050, Jardim Brogotá), em Atibaia.

VOLTAR