Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 04/06/2021 - 14h13

Prefeitura informa que castração gratuita de animais nos bairros retorna em julho

Pandemia afetou trabalho de castração gratuita de pets e feiras de adoção foram suspensas

Armando Teixeira Junior

Na cidade de Atibaia a pandemia de Covid-19 alterou a rotina de trabalho da Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal.

Com medidas sanitárias rígidas e a necessidade de isolamento social as feiras de adoção de cães e gatos foram suspensas. A população também sentiu a falta do trabalho de castração gratuita de cães e gatos que era realizado nos bairros e que durante os meses de pandemia parou de ser realizado.

Segundo a Prefeitura de Atibaia, apesar das mudanças na rotina de atendimentos a Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal continua atuando no município e é possível adotar animais acolhidos no abrigo municipal visitando o local e até solicitando fotos dos animais através do Whatsapp.

O trabalho de castração deve ser retomado em breve, no mês de julho, segundo a prefeitura.

O Portal Atibaia News realizou uma breve entrevista para esclarecer esses e outros pontos de interesse da população, com as questões sendo respondidas através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Atibaia.

Portal Atibaia News:  Como a pandemia afetou a situação de animais abandonados em Atibaia? O número de animais recolhidos aumentou ou diminuiu?

De acordo com levantamento realizado pela Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal, de janeiro a maio de 2020 foram recolhidos 75 animais contra 64 nesse mesmo período de 2021.

Portal Atibaia News:  Sem as feiras de adoção que eram realizadas anteriormente, o número de adoções diminuiu? Como estão sendo realizadas as adoções neste período?

As adoções de animais do abrigo municipal não pararam durante a pandemia. Os munícipes interessados em adotar podem visitar o canil de segunda a sábado das 9h às 15h ou solicitar fotos através do Whatsapp da Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal: (11) 9.4999-0019.

Portal Atibaia News:  Quanto ao trabalho de castração gratuita que era realizado nos bairros, existe previsão de retorno do projeto? Munícipes que desejam castrar seus animais e não têm recursos financeiros para isso, possuem alguma alternativa durante este período?

As castrações realizadas nos bairros retornarão no mês de julho deste ano. Na sede da Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal estão sendo realizadas cirurgias de cães comunitários, cadelas no cio resgatadas em via pública e de animais sob os cuidados de tutores de baixa renda. Os animais atendidos são encaminhados por protetores de animais que atuam no município.

Portal Atibaia News:  O município possui algum dado, informações ou estatísticas dos trabalhos de ONGs e OSCs que atuam em prol do bem-estar animal?

Atualmente, a Prefeitura possui convênio com a ONG Amapatas, mas há diversas outras ONGs e OSCs que atuam em prol do bem-estar animal no município. Dentro das ações voltadas à defesa e bem-estar animal previstas no plano de governo está o mapeamento e cadastro dos cuidadores e protetores de animais de forma a facilitar o acesso desses grupos aos serviços de castração.

Portal Atibaia News:  O Prefeito Emil Ono, em entrevista antes das eleições, falou sobre o projeto de viabilizar um hospital veterinário municipal. Alguma informação sobre esse projeto?

A Administração Municipal tem buscado apoio parlamentar e do governo estadual no sentido de viabilizar os recursos necessários para a construção de um Hospital Veterinário Municipal. No programa de governo, a atual gestão se compromete a continuar e ampliar as ações voltadas à defesa e bem-estar animal, promovendo o fortalecimento do Programa Permanente de Castração e levando o serviço a todos os bairros da cidade, além de ampliar o Abrigo Animal Municipal, para um acolhimento com mais qualidade e segurança para os animais, e o atendimento da população de baixa renda através da implementação de plantão 24 horas de profissional veterinário.

VOLTAR