Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 15/04/2024 - 17h53

Prefeitura reforça unidades de saúde de Atibaia com mais 62 agentes comunitários

Contratações também ajudarão no combate ao Aedes aegypti; desde 2021, Secretária de Saúde contratou 263 pessoas para qualificar atendimento no município

A Prefeitura de Atibaia está reforçando unidades de saúde do município com a contratação de 62 novos agentes comunitários, profissionais fundamentais para a integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade, melhorando os atendimentos prestados à população.

Investimento da Prefeitura

Do total de 62 agentes comunitários distribuídos por 14 unidades, 49 já iniciaram suas funções neste mês de abril e as 13 vagas restantes - que não foram preenchidas porque os candidatos não compareceram - vão ser completadas por outros agentes convocados. Desde 2021, a Secretária de Saúde contratou 263 profissionais, sendo 206 para as unidades de saúde em Atibaia.

DSC05071

Combate ao Aedes aegypti

A contratação dos agentes faz parte do conjunto de ações que a Prefeitura anunciou no decreto de situação de emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue, que visam combater o mosquito transmissor e prevenir a doença na cidade.

Curso introdutório
Para receber os novos servidores, a Secretaria de Saúde preparou, entre os dias 8 e 12 de abril, um curso introdutório pensado especialmente para ressaltar a importância das ações que são desenvolvidas pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) e sua inserção no processo de melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

DSC05074

Unidade do Tanque
A unidade que mais está recebendo agentes é a do Tanque, com 14, depois que uma nova sede foi construída pela Administração Municipal e entregue no final de fevereiro. A nova UBS triplicou a capacidade de atendimento para 16 mil pessoas, com um investimento de aproximadamente R$ 2,7 milhões do Executivo, em mais uma ação que visa melhorar o serviço de saúde na cidade.

DSC07725

Jardim Imperial
Outra unidade que passou por intervenções recentemente foi a Unidade de Saúde da Família Ana Nery, no Jardim Imperial, que agora ganha mais oito agentes comunitários. Após obras de ampliação e reforma, ela se tornou a maior unidade de Atibaia, passando de 12 mil para 24 mil pessoas atendidas e levando assistência qualificada a toda a comunidade da região, além de expandir o atendimento ao bairro Chácaras Brasil.

Imperial-1

Outras unidades contempladas
Doze outras unidades foram contempladas com o reforço de agentes comunitários. São elas: Boa Vista (1), Cachoeira (1), Cerejeiras (6), Itapetinga (2), Maracanã (4), Rio Abaixo (2), Rio Acima (1), Portão (6), Rosário (4), Santa Clara (6), São José (2) e Usina (5).

DSC05078

Atividades do agente
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõe a equipe multiprofissional da estratégia de saúde da família e faz a integração entre os profissionais de saúde e a comunidade, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e recuperação de saúde com foco principal nas atividades educativas em domicílios e coletividades.

VOLTAR