Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 28/07/2022 - 19h12

Santa Casa de Atibaia terá nova Maternidade, ampliação do PS e já funciona com recepção reestruturada

No final de junho Prefeitura implantou um novo modelo de gestão na Santa Casa, sob responsabilidade de uma comissão intervencionista

O Plano de Intervenção na Santa Casa de Atibaia viabilizado pela Prefeitura já está garantindo diversos benefícios para a população. Além da nova recepção em funcionamento, reestruturada para melhor atendimento dos pacientes, a Administração Municipal anunciou que a Santa Casa receberá uma nova maternidade, com atendimento mais humanizado para as mães e seus filhos. A construção do novo equipamento permitirá utilizar o espaço da atual maternidade para ampliar o Pronto-Socorro.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a recepção da Santa Casa está melhor organizada, mais iluminada e com espaço ampliado a fim de garantir que a população se sinta mais acolhida e acomodada. Além disso, o espaço da Santa Casa conhecido como anexo, localizado entre a Praça Miguel Vairo e a Rua Castro Fafe, até então fechado, será transformado em maternidade e centro obstétrico, proporcionando mais segurança e conforto a gestantes e bebês. Segundo a Pasta, com essa novidade o espaço da atual maternidade será utilizado para uma ampliação do Pronto-Socorro – mudança que também garantirá aumento da capacidade de atendimento na Santa Casa.

No final do mês de junho a Prefeitura implantou um novo modelo de gestão na Santa Casa, sob a responsabilidade de uma comissão intervencionista – uma equipe técnica constituída por servidores públicos com o objetivo de melhorar os serviços prestados, especialmente a assistência hospitalar. A iniciativa vem sendo responsável por garantir mais conforto, agilidade e qualidade no atendimento à população.

“O Plano de Intervenção foi planejado buscando aprimorar os ambientes existentes na Santa Casa de Atibaia, considerando que a instituição se mostra saturada diante da limitação de seu espaço físico. Estamos trabalhando para cumprir os objetivos que assumimos na melhoria da assistência hospitalar, das estruturas da unidade e, principalmente, na humanização do atendimento na Santa Casa”, ressaltou o prefeito da Estância de Atibaia, Emil Ono.

Conforme lembra a Secretaria de Saúde, nos últimos anos Atibaia cresceu consideravelmente e, apesar dos investimentos expressivos do Poder Executivo na área de saúde, a estrutura hospitalar existente hoje na Santa Casa não apresenta mais capacidade física para ampliação de maneira a acompanhar a evolução de demanda que vem sendo observada. Diante desse cenário, a Prefeitura havia iniciado a construção de um Hospital Municipal (com cerca de 150 leitos e três vezes maior que a Santa Casa) com o objetivo de solucionar essa equação, no entanto, o seu processo de construção foi interrompido por uma ação judicial.

VOLTAR