Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 15/08/2022 - 15h07

Campanha Agosto Seguro reforça prevenção de acidentes do trabalho em Atibaia

Esta é a quinta edição da iniciativa da Prefeitura que destaca a importância da adoção e prática de atitudes prevencionistas no dia a dia

Com o objetivo de reforçar a prevenção de acidentes no trabalho em Atibaia, a Prefeitura está promovendo mais uma edição da Campanha Agosto Seguro. A iniciativa, direcionada aos servidores públicos municipais mas estendida a toda a população, é desenvolvida pela Secretaria de Recursos Humanos, por meio da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A quinta edição da campanha novamente visa conscientizar o público sobre os acidentes no trabalho, destacando a importância da adoção e prática de atitudes prevencionistas no dia a dia.

De acordo com a Secretaria de Recursos Humanos, o mês de agosto historicamente apresenta a maior incidência de acidentes do trabalho (típicos ou de trajeto), por isso a campanha faz um alerta para a necessidade de tornar os ambientes e as atividades laborais mais seguros, confortáveis e eficientes.

Ainda conforme a Pasta, além das situações comumente geradoras de acidentes, como distração, pressa, improviso, excesso de confiança e falta de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) obrigatórios, continua sendo essencial promover a prevenção contra a Covid-19. Esse cuidado pode ser alcançado por meio da observância do protocolo interno para prevenção da doença, com utilização de máscaras, lavagem/higienização das mãos, uso frequente de sanitizantes, limpeza de ambientes, distanciamento entre as pessoas, teste de detecção do Sars-CoV-2 (caso aplicável), cumprimento do cronograma de imunização (esquema vacinal básico mais doses adicionais liberadas conforme faixas etárias e públicos específicos), entre diversas outras condutas prevencionistas.

A 5ª edição da Campanha Agosto Seguro ainda destaca os riscos ocupacionais que eventualmente podem estar presentes nas rotinas laborativas, lembrando ocorrências cujos registros são mais frequentes e que, portanto, requerem mais atenção e cuidado dos profissionais: acidentes de trajeto e trânsito; questões ergonômicas; uso de materiais perfurocortantes; e quedas durante a circulação interna.

VOLTAR