Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 08/08/2019 - 21h10

Moradores do Nova Atibaia reivindicam mais segurança após aumento de furtos na região

Carta aberta foi entregue as autoridades em reunião do CONSEG solicitando melhorias na segurança do bairro que teve nas últimas semanas um aumento no número de furtos a residência

Armando Teixeira Junior

Aconteceu na última quarta-feira, dia 7 de agosto, na PIBA( Primeira Igreja Batista de Atibaia) mais uma reunião do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) que contou com a presença das forças de segurança do município através do Secretário Municipal de Segurança, Lucas Cardoso, do Capitão Wanderley Turolla da Polícia Militar, e do Investigador da Polícia Civil, Paulo César Santos Camargo, representando o Delegado Dr. Sebastião Alves de Oliveira; além do presidente do CONSEG de Atibaia,  Henrique Eisfeld Trigueiro. A reunião aberta aos munícipes, teve como destaque o grande número de moradores do bairro Nova Cerejeiras, conhecido popularmente como “Nova Atibaia”.

A região teve um aumento significativo nas últimas semanas de ocorrências, sobretudo furtos a residência. Ao menos seis famílias, que foram vítimas de furtos recentemente, estiveram no local, além de moradores e lideranças do bairro.

Mobilizados através do Programa “Vizinhança Solidária”, os moradores entregaram uma carta aberta (leia na íntegra abaixo) com reivindicações que consideram urgentes para a segurança do bairro.

A Guarda Municipal e a Policia Militar já aumentaram o patrulhamento na região nos horários considerados de maior risco e tem respondido de forma pró ativa ao aumento das ocorrências, mantendo aberto o diálogo com a população através do Projeto Vizinhança Solidária e tentando, na medida do possível, atender as reivindicações.

Em ata da reunião, ficou registrado que a carta foi acolhida pelas autoridades presentes e será encaminhada ao Sr. Prefeito Saulo Pedroso e a Câmara Municipal de Atibaia. As autoridades afirmaram que irão tomar providências e acompanhar as demandas da população. Cada órgão irá se pronunciar sobre as demandas da carta de forma mais objetiva, respondendo sobre as possíveis ações a serem colocadas em prática na próxima reunião do CONSEG.
 

Medidas simples podem auxiliar na prevenção de novas ocorrências

A implantação do Projeto Vizinhança Solidária tem sido essencial na redução dos números de ocorrências nos bairros de Atibaia.

Fortalecendo o diálogo entre as forças policiais e a população, as principais "dicas" do projeto servem na realidade para todas as ocasiões e lugares.

Ficar atento à movimentação considerada inadequada, especialmente em horários onde as ruas estão mais vazias. Suspeitar de indivíduos utilizando boné e capuz, olhando na direção de imóveis, através do portão ou por baixo dele, andando geralmente em duplas. Atenção a automóveis e motos com placas de outras cidades que não são reconhecidos na vizinhança, parados durante muito tempo ou rondando as ruas. Ficar alerta e não ignorar latidos exagerados de cachorros e os disparos de alarmes.

Em caso de suspeita, não se expor ao perigo, acionar imediatamente a Policia Militar 190 ou a Guarda Municipal 153.
 

Carta aberta às autoridades públicas de segurança e gestão atuantes na Estância de Atibaia, reunidas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI)

Atibaia, 06 de agosto de 2019

Em virtude da significativa alta de ocorrências criminais no bairro Nova Cerejeiras, conhecido como Nova Atibaia, OS MORADORES INTEGRADOS ATRAVÉS DO PROGRAMA VIZINHANÇA SOLIDÁRIA (PVS Nova Atibaia) vêm respeitosamente solicitar aos agentes integrados pelo GGI, cada qual em sua esfera jurídica e institucional de atuação, que priorizem suas atenções ao nosso bairro de modo que se restaure a ordem na localidade.

À POLÍCIA MILITAR, solicitamos respeitosamente a continuidade e INTENSIFICAÇÃO das operações no interior do bairro e região.

À GUARDA CIVIL MUNICIPAL, solicitamos respeitosamente o uso do canil em apoio às operações no interior do bairro e região. Solicitamos também que esclareça as providências tomadas em relação à instalação de câmeras de monitoramento no bairro e região.

À POLÍCIA CIVIL, solicitamos respeitosamente que, guardados todos os procedimentos protocolares, deem especial atenção aos casos que envolvam as ocorrências em nosso bairro e região.

Ao PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, solicitamos respeitosamente que colabore com nossas ações de PREVENÇÃO PRIMÁRIA, que é o fundamento do Programa Vizinha Solidária, pois é um ABSURDO que haja ineficácia no atendimento às nossas solicitações para fiscalização de terrenos cujos proprietários não aparam o mato alto e não fazem o fechamento das propriedades! É também um ABSURDO a demora e ineficácia no atendimento para troca de lâmpadas queimadas dos postes públicos, como por exemplo o PROCESSO 15569 ABERTO EM 15 DE ABRIL DE 2016, referente a iluminação pública, seguido de outras solicitações na ouvidoria do município, e que nunca teve solução! É um ABSURDO que nossas praças tenham uma iluminação que, mesmo com todas as lâmpadas em funcionamento, não ofereçam a claridade adequada à segurança dos moradores devido ao projeto de iluminação implantado e que necessita ser substituído! A iluminação de nossas ruas, mesmo com todas as lâmpadas em operação, é ineficaz e a APLICAÇÃO DO NOVO SISTEMA DE LED É URGENTE!

 Ao SENHOR EXCELENTÍSSIMO PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE ATIBAIA, SAULO PEDROSOsolicitamos respeitosamente a presença em bairro para verificar em loco estas e outras situações que fragilizam a prática da prevenção primária contra o crime, tão cultivada por nós integrantes do PVS.

Aos PODERES EXECUTIVOS PÚBLICOS MUNICIPAL E ESTADUAL, solicitamos respeitosamente atenção as comunidades do entorno, no sentido de promover equipamentos públicos de lazer, esporte e cultura, no interior e entorno destas comunidades, de modo que se mitiguem as situações de vulnerabilidade social.

Ao PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, solicitamos respeitosamente a PROIBIÇÃO DA PRÁTICA DE SOLTURA DE PIPAS NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO, à exemplo da cidade de Andradina, revogando a também a Lei nº 4.643 e derrubando definitivamente o Decreto nº 8.705.

Ao CONSEG ATIBAIA, solicitamos respeitosamente que acolha e direcione nossas reivindicações.

O PVS Nova Atibaia é, provavelmente, o maior da cidade, contando com mais de 500 moradores, crescendo e se fortalecendo a cada dia. É, também, sem dúvida, o conjunto de moradores mais organizados hoje no bairro. Buscamos fazer a nossa parte no que compete aos princípios do programa Vizinhança Solidária. Aguardamos, assim, das autoridades as medidas que a cada qual compete.

Subscrevem este documento os tutores, sub-tutores e auxiliares do PVS Nova Atibaia, em cópias que seguem a cada autoridade citada:

 

2 comentários

  • Neide . Franceschi comentou:

Boa pauta para o Sr.Lucas Cardoso, futuro candidato à Prefeitura da cidade de Atibaia.

  • Neide Franceschi comentou:

Solidarizo-me com os moradores do NOVA ATIBAIA. Há urgência no atendimento às solicitações. Ao invés de gastos para o "embelezamento" da cidade, atentar p aSEGURANÇA!!!

VOLTAR