Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 29/05/2022 - 08h57

Patrulha Rural da GCM garante segurança no campo em Atibaia

Serviço é uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública e de Agricultura e garante patrulhamento nas regiões agrícolas da cidade

A Prefeitura da Estância de Atibaia, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública – Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Agricultura, mantém um trabalho de segurança realizado na área rural da cidade. Trata-se da Patrulha Rural da Prefeitura, que complementa o trabalho de ronda nas regiões agrícolas de Atibaia, reforçando o patrulhamento rotineiro por meio de viaturas destinadas exclusivamente a esse serviço.

Em dezembro de 2021 a Prefeitura assinou um convênio com o Governo do Estado de São Paulo (Programa AgroSP+Seguro) garantindo mais uma viatura para somar forças no trabalho de ronda na área rural do município, com o objetivo de prevenir ocorrências de crimes e proporcionar mais segurança ao produtor rural. O novo veículo, modelo 4×4, a diesel, turbo e cabine dupla, foi adaptado com giroflex e tecnologias como GPS e rádio comunicador. “Com isso, intensificamos o trabalho de segurança nas áreas rurais do município, que são muitas, garantindo a segurança dos moradores e suas propriedades. Uma ação que faz parte do planejamento do governo na área de segurança e que estamos colocando em prática, com uma viatura própria para isso”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Reinaldo dos Santos.

Vale lembrar que Atibaia é apontada como referência na área de Segurança Pública, contando com diversos investimentos em estrutura e experiências no combate ao crime, e já foi classificada como a segunda cidade do país com menor índice de homicídios, segundo matéria veiculada no Globo Repórter em julho de 2018.

Entre as principais iniciativas de sucesso do município nessa área está o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública – GGI Atibaia, que após sua implantação proporcionou o trabalho integrado das forças de segurança na cidade.

Atibaia conta também com o Centro de Operações de Inteligência (COI), composto pela Muralha Digital e sistema de monitoramento nas vias da cidade, e vários programas de rondas, como as Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), o Grupamento de Apoio com Motocicleta (GAM), o Canil Municipal, a Patrulha Maria da Penha e a própria Patrulha Rural.

 
VOLTAR